Postado por: Fernanda Mayumi
FONTE: CANAL DO ENSINO
Olá papais e mamães,
Está fácil ou difícil educar seu filho? O exemplo tem mais valor que mil palavras se conseguir se tornar ação cognitiva eútil, partindo da conduta lúcida. Noeducar, o acerto a partir de erros representa sabedoria, já o erro a partir dos acertos, representa burrice.
A explicação para uma criança, por meio do exemplo, o significado de um tijolo quebrado, é de forma relativa, fácil. É necessário somente que ela enxergue o tijolo inteiro e então o processo da quebra e pronto.
Não será necessária a repetição do gesto, pois a demonstração já resume tudo. Então, a experiência visual já é suficiente para que a criança entenda o significado daquilo.
A experiência sensorial remete à criança mesmo quebrar o tijolo, que é diferente. Assim, há dois aspectos, a compreensão visual e a compreensão sensorial, 2 níveis cognitivos. Existe o efeito visual e a sensação táctil. E isto deveria terminar todo o processo de aprender, em associação a este assunto.
Porém, há ainda um terceiro fator que é o acabamento teórico ou textual, em situação por meio de palavras, que é tentado explicar os outros 2 fatores. O aprendizado inteiro apenas acontece quando o pequeno tem a experiência visual, e na seqüência a sensorial, com complemento por esclarecimento textual ou explicação em detalhes do que ocorreu.
E quanto mais a criança aprende acerca da experiência que termina de ter, maior a qualidade da própria cognição será. Mas, nem toda ação cognitiva passa com esse padrão à risca. Ou seja, nem sempre umaexperiência pessoal possuirá o complemento textual para auxiliar no esclarecimento da ocorrência.
Para a criança, o conhecimento útil, no educar, é o que a mesma consegue transformar em ação, e dele tirar determinado proveito. A grande parte dos ensinamentos que os pequenos captam de adultos por meio de exemplo, várias vezes acontece de modo discreto e involuntário.
Ou seja, o adulto na função de orientador, não percebe que está ensinando ao sempre atento jovem que está ao redor. Um erro feito é a melhor maneira de exemplificar os ensinamentos. Então, o pai ou educador que está atento, vai usar deste valioso argumento cognitivo com os próprios filhos, alunos, sempre que a situação se fizer presente.
Para o pequeno, o melhor ensinamento é o que pode ser demonstrado de modo prático, por meio da auto experimentação. E para o jovem, importa a vivência, esclarecimento acerca do que ocorre que é complemento imprescindível.
FONTE: CANAL DO ENSINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário