A tendinite é uma doença que consiste na inflamação dos tendões. Apresenta-se principalmente nos tendões dos calcanhares e do bíceps, aumentando o volume do tendão e inflamando a pele na zona afetada.
A principal causa desta doença são os movimentos repetitivos que contam com uma má boa postura, a pressão do calçado também pode ser um fator incidente na produção da inflamação do tendão. Por outro lado, torsões e traumatismos por atividades mal realizadas também podem causar tendinite a médio e longo prazo.
Conhecendo a tendinite
A manifestação primária desta doença dos tendões é a dor na zona de pressão ou de movimento, ainda que também seja notória a dificuldade para realizar qualquer movimento com as articulações.
A melhor forma de aliviar os sintomas produzidos pela Tendinite é o repouso ou imobilização da zona que apresenta a maior inflamação, isto se faz através de talas. Também se recomenda trocar de calçados, caso o problema seja no tendão de Aquiles (localizado no calcanhar).
Ao sofrer uma doença como a tendinite busca-se, principalmente, trabalhar com um tratamento que reduza a dor e a inflamação, em casos muito avançados recomenda-se usar anti-inflamatórios aplicados (uso tópico), como géis ou cremes sobre a superfície direta do tendão inflamado.
Também recomenda-se minimizar o movimento da zona afetada e aplicar calor ou frio de forma direta para reduzir a dor. Tenha em mente que a tendinite progressiva pode atrofiar o tendão gerando um dano irreparável, mas para as pessoas que sofrem com esta doença, existem também diversas formas de aliviar a dor e seus sintomas de um modo natural.
Recomendações para atenuar a dor
- Primeiramente, se recomenda em um caso de tendinite trocar a rotina de atividade física, abstendo-se de praticar esportes de grande exigência da zona inflamada. Em mudança, pode-se substituir estas atividades por algumas deRelaxamento, como o yoga, que pode ajudar a diminuir a dor e evita o sedentarismo enquanto que as zonas afetadas repousam.
- Para reduzir a dor e a inflamação, como mencionamos anteriormente, é fundamental o calor ou frio localizado, que pode ser praticado durante 20 minutos. É importante aplicar o calor ou o frio na zona afetada e depois retirar durante outros 20 minutos. Repita a ação até eliminar a dor, isto pode ser feito utilizando uma bolsa com gelo ou uma compressa.
- Também se recomenda consumir suplementos de óleo de peixe ou aumentar a presença deste nas refeições diárias, para incrementar no corpo a presença de Omega-3 e de anti-inflamatórios naturais que funcionam de uma forma positiva nos casos de tendinite, permitindo eliminar o inchaço na zona afetada.
- Ao sofrer desta doença o mais recomendado é o repouso, considerando um descanso de 8 horas por noite, para acelerar a recuperação do tendão.
Receitas naturais para a tendinite
Para tratar a tendinite também são recomendadas receitas naturais a base de plantas que possuem propriedades anti-inflamatórias e relaxantes da zona muscular que permitem aliviar a dor. Entre estas plantas se encontram:
- O salgueiro: com características similares a aspirina que oferece propriedades que ajudam a superar a tendinite. Recomenda-se preparar um xarope a partir de 2 gramas da casca seca desta planta em um copo de água e beber duas ou três vezes por dia. É recomendado não ingerir durante períodos prolongados, já que pode irritar o sistema digestório.
- A equinácea é uma planta com um grande poder anti-inflamatório, é recomendado consumo em uma infusão de uma colher desta planta seca em uma xícara de água. Tomar uma ou duas xícaras por dia.
Por último, é primordial incluir na dieta alimentos ricos em Magnésio e silício, o qual permite a ligação de ligamentos feridos produzidos pela tendinite. Recomenda-se consumir alface, salsa, aspargos, espinafre e nozes.
Esta é uma doença que pode ser evitada, ao reduzir atividades que requerem muito esforço, ao melhorar a dieta e praticar exercícios relaxantes para permitir o descanso dos músculos e tendões. A tendinite pode ser um pesadelo evitado e tratável se estiver atento a sua saúde.
FONTE: Melhor com Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário