PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Fosfoetanolamina, um composto polêmico

Saúde

Câncer


A liberação de uma nova “droga” contra o câncer divide opiniões na comunidade científica

por Miguel Martins

Remédios contra o câncer
Daniel Marenco/ AG. O Globo - Liminares na Justiça
garantem a distribuição
Presente no organismo humano, a fosfoetanolamina é o centro de uma polêmica que opõe pacientes de câncerem busca de uma última esperança e médicos e pesquisadores em defesa de estudos rigorosos sobre sua eficácia.
Sintetizada há mais de 20 anos por Gilberto Chierice, professor aposentado do Instituto de Química da USP em São Carlos, no interior paulista, o composto tem sido alvo de diversas pesquisas com animais que apontam seu potencial no combate a células cancerígenas.
O cancerologista Renato Meneguelo, integrante da equipe de Chierice, apresentou em 2007 um estudo com a substância em células tumorais demelanoma, um tipo de câncer de pele, injetadas em animais. Ao comparar o efeito da fosfoetanolamina com quimioterápicos, o cancerologista constatou que a regressão da doença nas cobaias foi mais eficaz com o uso do composto. Outras pesquisas semelhantes foram realizadas com relação à leucemia, cânceres de rim e de colo, todas com resultados promissores.

Diante do interesse crescente de pacientes de câncer, Chierice passou a distribuir o composto antes mesmo de dar início a um estudo clínico com seres humanos, etapa fundamental para a fosfoetanolamina passar a ser considerada medicamento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Gilberto Chierice
Gilberto Chierice: Há 20 anos, a síntese do componente. Créditos: Reprodução
A distribuição das cápsulas perdurou até o ano passado, quando a universidade proibiu a produção do composto. Pacientes então buscaram um caminho que tem se mostrado eficaz para a obtenção de drogas não registradas na Anvisa: a Justiça. Em 6 de outubro, Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar para um paciente de câncer em estado terminal ter acesso às cápsulas da USP.
Em seguida, o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu diversas liminares a pacientes, o que levou a uma corrida ao Instituto de Química. A liberação foi alvo de críticas da comunidade médica e de cientistas. “O desespero de familiares de um paciente terminal não deve ser falsamente mitigado por produtos que não cumpriram as etapas envolvidas”, afirma Reinaldo Guimarães, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.
Em 2008, Meneguelo e outros integrantes da equipe de Chierice reuniram-se com o oncologista Antonio Buzaid no Hospital Sírio-Libanês para discutir a possibilidade de estudos clínicos da fosfoetanolamina com seres humanos. Meneguelo afirma que as negociações para dar início à pesquisa com a equipe do oncologista estavam adiantadas, mas diz desconhecer os motivos de não terem prosseguido. Por sua vez, Buzaid afirma que a desistência partiu dos pesquisadores da USP e se mostrou disposto a retomar o estudo neste momento. Independentemente da falta de comunicação entre as partes, a polêmica pode reabrir o caminho para uma pesquisa séria sobre o composto. 
*Reportagem publicada originalmente na edição 873 de CartaCapital, com o título "Composto polêmico"

FONTE: Carta Capital

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK