PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 13 de novembro de 2018

15 jogos para aprender a ler online grátis

Fonte: Reprodução
Postado por: Angélica Weise
Olá, leitor!

Aprender a ler é uma conquista de muitas crianças. Contudo, se antes esse processo acontecia apenas na escola com a ajuda dos professores, hoje a tecnologia possibilita desenvolver a leitura cada vez mais cedo
Por isso, vamos apresentar 15 jogos para aprender a ler online grátis. Aproveite os benefícios da tecnologia e incentive as crianças nessa etapa tão importante!

A importância da leitura na vida das crianças

A leitura tem um papel fundamental na vida dos pequenos. Ela ajuda a estimular a imaginação e a utilização correta da língua nativa.
Sabemos que as pessoas desenvolvem seus hábitos a partir do que lhes é ensinado na infância, podendo levá-los para a vida toda.
Por isso, é muito importante ler desde cedo, já que especialistas afirmam que a leitura melhora a concentração, estimula a curiosidade e trabalha as relações interpessoais.
O hábito de ler pode abrir inúmeras portas para o desenvolvimento intelectual das crianças e ainda transformá-las em cidadãos mais críticos.

Como incentivar a leitura desde cedo

Mesmo sabendo da importância da leitura na infância, pode parecer difícil estimular as crianças a lerem em um mundo cercado por tecnologias. Nesse sentido, os jogos online surgem como uma boa alternativa.
Além disso, é fundamental não obrigar seu filho a ler, para não transformar este momento lúdico em algo pesado e desgastante. Isso pode ter o efeito contrário e afastar os pequenos dos livros.
Também não faça comparações. Cada criança tem um tempo para desenvolver suas habilidades. Compreenda as dificuldades do seu filho e, se for o caso, converse com os professores dele.
A seguir, trazemos algumas dicas para estimular a leitura desde cedo:
  • Seja o exemplo: é muito difícil desenvolver o gosto pela leitura se não há exemplos em casa. Os pais devem ler para o filho ainda no berço. Assim, ele se habitua ao mundo da leitura desde pequeno;
  • Menos TV: a televisão é uma aliada, já que leva até as crianças programas e desenhos infantis. Porém, é preciso criar um momento dedicado à leitura, e nesta hora deixar a TV desligada;
  • Vá com calma: se ler ainda não faz parte do cotidiano da criança, é importante ir com calma. Cobranças excessivas podem, inclusive, fazer com que seu filho leia menos; 
  • Monte um cantinho da leitura: nada melhor do que ter um espaço voltado para a leitura, onde a criança sinta vontade de abrir um livro. Pode ser algo simples, como uma estante e uma poltrona;
  • Trabalhe o repertório cultural do seu filho: a leitura precisa ser desenvolvida em conjunto com outras atividades, como ir ao cinema, ao teatro, ao parque de diversãoe a museus;
  • Use a tecnologia a favor dos livros: podemos aproveitar a tecnologia para ler livros online e interativos. Contudo, é preciso  cautela: não deixe a criança por horas a fio sozinha com o tablet na mão.
Agora que você viu dicas sobre como incentivar a leitura, vamos apresentar 15 jogos para aprender a ler online grátis.

15 jogos para aprender a ler online grátis.

Lembre-se de que para acessar estes jogos, é preciso ativar o plugin no seu tablet ou computador.

1-Jogos da escola

Este site apresenta vários jogos que ajudam a ler e a escrever. Entre os temas trabalhados, estão encontros vocálicos, verbos, homônimos, antônimos e formação de plural.

2-Meus jogos online

Neste site, você encontrará inúmeras brincadeiras para incentivar a criança a se apaixonar pela leitura.

3-Aprendizagem aberta

Também apresenta jogos que estimulam o hábito de ler. No site, é possível selecionar letras, figuras e temas.

4-Discovery Kids Play

 Traz  histórias e brincadeiras que incentivam a leitura e criatividade das crianças. 

5-Poki

Neste site, é possível aprender a junção das letras e a formação das palavras de modo prático e divertido.

6-Jogar jogos da Barbie

Esses jogos são fáceis e ajudam as crianças a começarem a ler e escrever

7-Escola games

Conta com jogos que estimulam a criatividade e o raciocínio, como quebra-cabeças, classificação dos animais e brincadeiras que trabalham os 5 sentidos.

8-Jogos grátis para crianças

Este site tem o objetivo de ensinar a ler crianças de 3, 4 e 5 anos. As brincadeiras são bem divertidas.

9-Jogos educativos HVirtua

Procura ajudar a ler e escrever, trabalhando a junção das letras e o alfabeto.

10-Jogos

É um site amplo que conta com vários jogos, divididos em categorias como Ação, Esporte, Puzzle e Habilidade.

11-Soletrando

Parecido com o quadro do programa Caldeirão do Huck, no site Soletrando, o jogador deverá melhorar seus conhecimentos sobre português e soletrar corretamente as palavras.

12-Jogo Educativo Crianças grátis

Voltado para crianças em fase de pré-alfabetização, este app reúne 11 minijogos infantis que, além de divertir, educam e estimulam o raciocínio e a agilidade mental.

13-Aprender a ler

Ajuda a aprender a ler e escrever, fazendo com que a criança associe palavras e imagens. O aplicativo é recomendado para a fase entre os 4 e 8 anos e está disponível para iOS.

14-Bebele

Este jogo é bem didático e pode envolver toda a família. Não deixe de experimentar.
15-Aplicativo ABC da Bit
Esse aplicativo procura ensinar o alfabeto de maneira fácil e divertida, por meio de um jogo que faz a criança identificar letras e palavras. O app está disponível para iOS e Android.
Para acessar os jogos, basta baixar os aplicativos ou entrar nos sites. Lembre-se sempre de ativar o plugin.

Tempo nos games requer atenção dos pais

Os jogos que passamos acima pode ajudar na leitura das crianças. Contudo, é muito importante que os pais joguem junto, acompanhando e incentivando seus filhos.
Também é preciso observar o tempo que se passa na frente de qualquer jogo, mesmo de jogos educativos. 
Se for utilizada com consciência, a tecnologia pode ser uma grande aliada no momento em que a criança começa a ler. 
Neste artigo, você aprendeu sobre a importância de incentivar a leitura desde cedo e viu algumas dicas de como ajudar seu filho a começar a ler, além de conhecer 15 jogos online grátis que podem ser úteis nesse processo.
E então, gostou das nossas sugestões? Se você tem alguma outra ideia, deixe aqui nos comentários!
Boa leitura e até mais!

Um comentário:

ME Assessoria disse...

Olha só que legal, muito importante né :D

http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK