PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Entenda melhor a sensação de enjoo causada pelo movimento do carro

Sabia que essa tontura nada tem a ver com a alimentação?
(foto: Pixabay)
Você também é daquelas pessoas que ficam enjoadas com o movimento de carros e ônibus nas estradas? Pois é, esse mal estar, que afeta qualquer viagem tranquila, não é uma frescura. De acordo com o neurologista Tiago Sowmy, do hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo (SP), esse incômodo tem relação com as funções cerebrais e independe da alimentação.

O enjoo ocorre devido a um conflito de informações no cérebro, que não compreende os estímulos provenientes de diferentes sistemas do organismo. Segundo o médico, isso acontece principalmente com quem está sentado no banco do passageiro. "Há um conflito entre o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio, o sistema visual e o sistema sensorial, pois se tem a impressão visual do movimento do carro, a sensação de repouso em relação ao carro, mas o labirinto recebe informações de movimento. Estas informações conflitantes geram os sintomas de tontura", explica o especialista.

Apesar da sensação se refletir no estômago, Tiago Sowmy esclarece que não há relação na tontura causada pelo movimento com o órgão do sistema digestivo. "Esse reflexo independe do estômago. Ele ocorre no tronco encefálico, uma parte mais primitiva do cérebro. Esta região é estimulada por estar próxima aos sistemas de equilíbrio e sensorial. Quando um deles é sobrecarregado, ocorre o incômodo", diz o neurologista.

O problema, no entanto, pode ser atenuado ou extinto com o tempo. O médico explica que o corpo humano tem a capacidade de aprender a lidar com esse tipo de conflito de informação ocasionado durante as viagens de carro.

Além do aprendizado natural, há também tratamentos que amenizam os sintomas. "Além dos remédios, o tratamento mais efetivo é a fisioterapia vestibular, que é direcionada para esse tipo de sintoma", comenta Sowmy.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK