PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o desastre em Brumadinho

Mensagem sobre suposto ataque terrorista e vídeos fora de contexto têm viralizado nas redes sociais. Polícia Militar de Minas Gerais já fez alerta sobre boatos. 
Fake — Foto: G1
POR G1
Em meio ao drama do resgate das vítimas após o rompimento de uma barragem de rejeitos de minério da Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, na última sexta-feira (25), uma série de conteúdos falsos e vídeos e imagens fora de contexto começaram a circular nas redes sociais e aplicativos de mensagens. A equipe do Fato ou Fake verificou o que é verdade e o que é boato sobre o desastre em Minas Gerais.

Atentado terrorista

Atribuída ao "Observatório Direita Brasileira", uma mensagem diz que uma fonte ligada a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve, na sexta-feira, na cidade mineira de Itagará um homem venezuelano, "ex-guerrilheiro das FARC", e um cubano, "conhecido instrutor da Polícia Secreta do Governo Castro". O texto diz ainda que as autoridades brasileiras apuraram que existiriam "células terroristas" infiltradas em território nacional e que os dois presos eram os responsáveis pelo rompimento da barragem de Brumadinho. A mensagem, no entanto, é #FAKE.

A PRF emitiu uma nota no sábado (26) afirmando que se trata de um boato.

"Informamos que a Polícia Rodoviária Federal não registrou ocorrências envolvendo estrangeiros no estado de Minas Gerais ou quaisquer outras prisões que tenham relação com a tragédia em Brumadinho", diz a nota.

Já a Abin diz que a informação é "totalmente inverídica".

"A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) esclarece ser totalmente inverídica a informação, difundida por redes sociais e aplicativos de mensagens, sobre a ocorrência de ataque terrorista contra a barragem de Brumadinho/MG. A Abin não recebeu qualquer relato sobre prisões de venezuelano e cubano na região", informa a agência, em nota.

Mensagem falsa tem se alastradona web — Foto: Reprodução
Abraço de bombeiro

A foto de um homem sujo de lama abraçando um bombeiro mineiro também foi muito compartilhada nas redes nos últimos dias, como sendo tirada após o desastre em Brumadinho. O próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, foi um dos que compartilharam a imagem em seu perfil no Instagram. A foto, entretanto, foi feita em 2011. O texto que faz referência ao rompimento da barragem da Vale é #FAKE.

Há quase oito anos, um agricultor da cidade de Patos de Minas caiu em uma cisterna de 17 metros de altura e foi socorrido por um militar do Corpo de Bombeiros da cidade. O abraço entre a vítima e o bombeiro após o resgate foi registrado por um fotógrafo da corporação.

Coincidentemente, dois dias antes do rompimento da barragem em Brumadinho, o perfil do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais no Twitter compartilhou um recorte da imagem na rede social.

Imagem foi tirada de contexto —
Foto: Reprodução/Facebook
Animais na lama

O vídeo de uma enchente também tem sido compartilhado como se tivesse sido gravado após o rompimento da barragem da Vale e mostra bois sendo arrastados pela correnteza.
Vídeo tem circulado como se fosse em Brumadinho — Foto: Reprodução/Facebook
Contudo, a informação é #FAKE. A cena foi registrada em dezembro de 2018 na cidade de Lavrinhas, em São Paulo, depois de o nível do Rio Jacú subir por conta de fortes chuvas na região. Pelo menos cinco animais foram resgatados.

LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK