A doença exige cuidado especial com a modalidade escolhida e com o ritmo de treino
POR MANUELA PAGAN - PUBLICADO EM 11/10/2012
A atenção especial nos assentos de ônibus e aviões, o aumento das lojas com roupas em tamanhos especiais e os desfiles próprios para mulheres com medidas grandes não deixam dúvidas: a obesidade aparece cada vez mais como um problema de saúde pública e preocupa as autoridades no assunto. De acordo com dados do Ministério da Saúde e da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), 48,5% da população brasileira está acima do peso e 15,8% é obesa.
Reeducação alimentar e um programa bem elaborado de atividade física formam a dupla imbatível para reverter esse quadro. "Mas o treino de uma pessoa com obesidade é especial, o excesso de peso exige cuidados para evitar lesões e, ao mesmo tempo, proporcionar a queima de gordura e a perda de peso", afirma o fisioterapeuta Evaldo Bósio, da clínica Prime, de São Paulo. Os maiores riscos de um programa sem orientação estão relacionados à sobrecarga nas articulações e ao sistema cardiorrespiratório.
Alertas feitos, responda o quiz para aprender como iniciar a atividade física obtendo apenas benefícios para a saúde.
RESPONDA O QUIZ AQUI:
A caminhada para quem tem obesidade:
FONTE: http://www.minhavida.com.br/fitness/testes/15672-voce-sabe-fazer-exercicios-para-combater-a-obesidade?utm_source=news_mv&utm_medium=fitness&utm_campaign=982382#.UQg8AB2YvTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário