1. Melhora o humor - Um estudo de 2012 mostrou que passar um tempo ao ar livre faz as pessoas 50% mais felizes do que quando investem seu tempo dentro de uma academia.
Pesquisas anteriores também já relacionaram esta maneira de se exercitar à redução da tensão, raiva e depressão. Um levantamento de 2010 mostra ainda que apenas cinco minutos de exercícios em contato com a natureza melhora não só o humor, mas também a autoestima.
2. Melhora a atenção e o foco - Um pequeno estudo da University of Illinois mostrou que crianças com déficit de atenção se mostraram mais aptas a se concentrarem depois de 20 minutos de caminhada no parque, do que as que andaram pelo meio da cidade. O que ficou comprovado é que o ambiente tem influência direta neste aspecto.
3. Contribui para o ‘repeteco’ no dia seguinte - As diretrizes de atividades físicas para americanos recomendam que os adultos façam duas horas e 30 minutos de atividade cardiovascular moderada por semana, mais duas sessões de treinamento para força muscular. Entre as horas de trabalho intermináveis e exigências da vida familiar, fica fácil pular o treino. Mas uma pesquisa feita em 2011 constatou que o exercício ao ar livre estimula a repetição no dia seguinte, mais do que aqueles que frequentam uma academia.
4. Mantém seu peso - O ar fresco, a luz do sol, a paisagem e o espaço aberto: existem muitos elementos lá fora que estimulam a atividade física. Um estudo de 2008 mostrou que as taxas de sobrepeso entre crianças que gastaram mais tempo ao ar livre foi 41% menor do que as que se mantiveram em ambientes fechados.
5. Recarrega as energias - Os exercícios, por si só, ajudam a revigorar as energias quando você está se sentindo mais lento. Mas o ar fresco parece aumentar ainda mais este efeito. Um estudo de 2009 da University of Rochester mostrou que apenas 20 minutos ao ar livre podem revitalizar tanto quanto uma xícara de café.
6. Aumenta os níveis de vitamina D - Fazer exercícios ao ar livre é bom e de graça, além do fato de contribuir para a elevação dos níveis de vitamina D no organismo. Isso pode ser especialmente importante para as pessoas que estão obesas, que têm duas vezes mais probabilidade de não obter a quantidade suficiente deste tipo de vitamina. Certifique-se, apenas, de caprichar no protetor solar.
Veja Também: Opção de exercícios físicos - Dança
Fonte: saúde/terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário