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sexta-feira, 25 de março de 2016

15 dicas para fazer uma boa redação nos concursos públicos


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Olá pessoal!
Tensão. Essa é a palavra que melhor define o momento em que você precisa escrever a redação nosconcursos públicos – e em qualquer prova que a exija. Seja pelo medo de errar a gramática, pela criatividade que se perde em meio a milhões de perguntas e respostas ou, simplesmente, pelo medo de ser reprovado.
A maioria das pessoas – isso mesmo, quase 80% da população – tem dificuldade para escrever textos, mesmo sem saber o que e por que estão errando. Por isso, separamos 15 dicas para fazer uma boa redação.
Primeiramente, tenha em mente que cada tipo de prova tem uma exigência diferente então é preciso tomar certos cuidados na hora de escrever. Confira mais dicas para arrasar nos concursos públicos abaixo.
  1. Gramática. É muito importante que haja domínio de regras da gramática, mas mais do que escrever certo cada palavra, é preciso saber como usá-la – concordância verbal e nominal, emprego de conjunções, regência, crase e pontuação;
  2. Geralmente, em redação de concurso, os textos dissertativos argumentativos e textos dissertativos expositivos são os mais pedidos;
  3. Uma das dicas mais valiosas é treinar a sua escrita. Isso porque, como o tema só é descoberto na hora, quem faz testes em casa sobre diversos temas, consegue, na hora H, dissertar sobre qualquer assunto.
  4. Não escreva além do permitido. Em concursos, é comum que o número de linhas do texto seja estipulado. Geralmente, o limite gira em torno de 20 ou 30 linhas. O conteúdo extra será desconsiderado no momento da correção, portanto, respeite!
  5. 4 parágrafos. Uma boa redação precisa ter, no mínimo, quatro parágrafos, divididos em introdução, desenvolvimento e conclusão.
  6. Seja objetivo. Apesar dos 4 parágrafos, é preciso ir direto ao ponto, nada de introduções longas e mirabolantes. Alguns se perdem e acabam recheando o texto com informações desnecessárias – o famoso “encher linguiça”. Objetividade é a palavra de ordem.
  7. Coerência é tudo. Além de ser direto, é preciso ser coerente. O seu texto precisa apresentar as ideias em ordem, apresentando teses, causas e consequências em uma sequência lógica. Planeje seus argumentos e escreva um texto que relacione esses assuntos. Dessa forma, você evita as contradições e os comentários aleatórios.
  8. Não repita palavras. Repetir muitas vezes os termos empobrece o texto.
  9. Não use a primeira pessoa do singular ou plural. A menos que haja uma solicitação do tema, isso não deve acontecer.
  10. Use a pontuação correta. Não se esqueça das vírgulas e nem dos pontos.
  11. Cuidado com o vocabulário. Não use abreviações, palavrões, provérbios e ditados.
  12. Releia o texto escrito. Deixe, ao menos, dez minutos finais para reler o texto e fazer os ajustes necessários.
  13. Cuidado com a caligrafia. A legibilidade de sua “caligrafia” é de suma importância, já que se o corretor não entender sua letra, você perderá pontos e pode até zerar.
  14. Comece pela redação. Muitos candidatos acabam deixando a redação para o final, quando já estão cansados. No entanto, ela vale muito na composição final da nota, então uma boa dica é começar mostrando suas habilidades linguísticas.
  15. Leia muito. A leitura enriquece o vocabulário e ainda ajuda a criar histórias e textos com mais facilidade.
E você, utiliza mais alguma dica? Comente!
Até logo!

FONTE: Canal do Ensino

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