PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 4 de junho de 2016

Facebook começa a se preparar para um futuro sem Mark Zuckerberg



Por RENATO SANTINO

Mark Zuckerberg e Facebook são uma coisa só; são inseparáveis. A rede social gigantesca nasceu como iniciativa do jovem estudante (e mais alguns amigos) no meio dos anos 2000, e ficou impossível dissociar as duas coisas de lá para cá. Mas o fato é que as coisas podem mudar, e é necessário pensar em um futuro pós-Zuck para o Facebook.
Esta tem sido a missão do quadro diretores, que já começaram a se planejar para um futuro sem Zuckerberg. A parte mais difícil da missão é o fato de que o executivo não só é o CEO da empresa, como é o acionista majoritário. Ou seja: se ele quiser deixar o seu cargo, ele ainda continuaria tendo influência total sobre a companhia, graças ao seu altíssimo poder de voto.
Não se trata de um golpe, mas sim de estabelecer uma forma de que o próximo CEO do Facebook (se isso acontecer algum dia), tenha poder para de fato poder gerenciar a companhia, sem ficar preso às imposições de Zuckerberg.
Atualmente, os planos de Zuckerberg incluem ceder quase todas as suas ações, 99%, para o trabalho de caridade da Chan Zuckerberg Initiative, o projeto beneficente que mantém com a sua esposa. No entanto, ele também criou uma nova modalidade de ações que permitiriam que ele cedesse seus papéis sem, de fato, perder controle da companhia.
Mas e se, por algum motivo, ele quiser sair? Aí o plano do quadro de diretores é converter as suas ações de “classe B”, que tem maior poder de voto, para “classe A”, sem tanto poder. Assim, ele manteria seus 14,8% da empresa com os poderes reduzidos em 53,8%.
O plano está documentado, explicando o objetivo de não ser uma empresa “controlada pelo fundador” se a empresa deixar de ser “dirigida pelo fundador”. A proposta deve passar por votação no próximo dia 20.
Contudo, nada neste momento indica que Zuckerberg possa ser retirado de seu cargo ou tenha qualquer intenção de fazer isso. A ideia é mantê-lo onde ele está por muitos anos, mas se preparar caso ele tenha que sair. “O comitê especial e o quadro de diretores acredita que a reclassificação é um modo apropriado de tornar mais provável que o Sr. Zuckerberg mantenha um papel de liderança, e assim se mantenha em posição de influenciar nossa direção por muitos anos, e acreditamos que esta influência foi e será benéfica para o nosso crescimento, estratégia e estabilidade”.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK