A sarna é uma doença de pele causada pela presença de alguns tipos de ácaro. Saiba mais sobre esse problema e veja como tratá-lo naturalmente em cães e gatos.
Por Receita Natural - A sarna é uma doença de pele causada pela presença de ácaros. Os animais domésticos são as principais vítimas, mas a doença também pode acometer humanos, exigindo o tratamento adequado do bichinho de estimação e também do dono.
Os dois tipos mais comuns de sarna em cães e gatos são a escabiose (ou sarna sarcóptica), que é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, e a sarna negra (ou demodécica), causada pelo ácaro Demodex canis. Em ambos os casos os sintomas são coceira, lesões na pele e perda de pelos.
Para descobrir qual é o ácaro causador do problema de pele em seu bichinho de estimação é preciso procurar um médico veterinário. Ele fará uma raspagem do local infectado e encaminhará para exame laboratorial. Sabendo exatamente qual é a causa, fica bem mais fácil utilizar o medicamento adequado para acabar com a doença.
Algumas receitas caseiras são indicadas para tratar a sarna, mas enfatizamos que somente o veterinário poderá recomendar o tratamento mais eficaz. Não vale a pena colocar em risco a vida dos bichinhos que amamos, recorrendo a substâncias e até mesmo plantas que podem ser tóxicas para o organismo deles. Todo cuidado é pouco para preservar a vida de cães, gatos e outros animais de estimação.
Azeite de Oliva
Por conter substâncias emolientes e antioxidantes, o azeite de oliva extravirgem pode ajudar a cuidar da pele atacada pela sarna. O ideal é umedecer um algodão ou gaze com o óleo puro e passar cuidadosamente sobre a região atingida. A aplicação diária mantém a pele hidratada, melhorando o aspecto da doença. No entanto, o azeite não é capaz de eliminar sozinho os ácaros que se alocam sobre a pele. Por isso a importância de se procurar um veterinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário