PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Jovens Entre 15 e 29 Anos Podem Viajar de Graça Pelo Brasil

Por Canal do Ensino
Postado por: Lidianery Massari
Olá,
Que tal fazer aquela viagem dos sonhos que há tempos pensou em programar? Ou então que tal a oportunidade de participar de programas esportivos e culturais? Agora, você jovem já pode ter acesso a vários benefícios, além viajar pelo Brasil sem pagar nada!
Programa ID Jovem chegou para facilitar e trazer maiores oportunidades culturais para o jovem de baixa renda. Um programa criado e regulamentado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
O Governo Federal estima ajudar mais de 18 milhões de jovens de baixa renda com este benefício. E de acordo com a lei, a cada viagem interestadual de ônibus, 2 vagas serão reservadas exclusivamente para o programa ID Jovem. E em caso de esgotamento de vagas, serão oferecidas mais 2 vagas a cada viagem com desconto de 50% no valor total (ida e volta) da viagem.
Se interessou por esta vantagem exclusiva? Então veja abaixo como participar!

Como Participar do Programa ID Jovem?

Primeiramente, você precisa estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal e estar com seu número NIS em mãos para realizar o seu cadastro. Para saber o seu número NIS e saber se você já tem cadastro, você precisa se apresentar na unidade CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de sua cidade e verificar mais informações.
Existem duas formas de solicitar a sua ID Jovem, através da internet, pelo site. E também através do aplicativo ID Jovem, criado especialmente para auxiliar no fácil cadastramento. Basta acessar este link, baixar o aplicativo e seguir as seguintes instruções:
  • Ao baixar o aplicativo, você precisa inserir o número NIS para prosseguir;
  • Algumas informações já aparecerão automaticamente, caso falte alguma informação, você precisa completar;
  • No próximo passo, você precisa inserir o número do seu celular, para receber mensagens informativas e ter acesso à sua carteirinha virtual;
  • Prosseguindo, você precisa ler e aceitar os termos de uso;
  • Após pular para o próximo passo, você já poderá gerar sua carteirinha ID Jovem e pronto! Processo efetuado! Simples, rápido e fácil.
Você não precisará imprimir sua carteirinha ID Jovem, já que ela é virtual, você pode apresentar o cartão diretamente do seu próprio celular, através do aplicativo. E não se esqueça de levar seus documentos (de preferência com foto), quando for utilizar sua carteirinha.

Regras do Programa Jovem ID

Para usufruir de todas as vantagens do Programa, você jovem precisa conhecer quais são as principais regras e requisitos para se enquadrar. Veja abaixo:
  • Ter entre 15 e 29 anos (estudante ou não estudante)
  • Cadastro NIS atualizado
  • Possuir renda familiar mensal de no máximo 2 salários mínimos
  • Solicitar o benefício com no mínimo de 3 horas de antecedência
  • No caso de viagens, benefício válido apenas para viagens interestaduais de ônibus
Agora todo e qualquer jovem de baixa renda já poderá aproveitar eventos esportivos, shows, espetáculos, lazer e viagens interestaduais gratuitamente. É bom ressaltar também que se porventura o benefício for negado ao jovem, com cadastramento legal, o mesmo poderá entrar em contato com a ANTT e informar o ocorrido.
Um benefício e incentivo que tem o objetivo de proteger o direito jovem à cultura, ao direito territorial e à mobilidade, prescrito no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).
Até logo!

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK