PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 21 de março de 2018

Após apagão, energia retorna na maior parte do território cearense

Queda de energia afetou todas as cidades do Ceará.
Ruas de Fortaleza são iluminadas por faróis
 dos veículos (Foto: André Teixeira/G1)
Uma queda de energia atingiu todo o Ceará e outros 13 estados do Norte e Nordeste do Brasil por volta das 16 h desta quarta-feira (21). Após uma tarde e parte da noite sem energia elétrica, a luz retomou na região por volta das 20h. Às 20h38, 70% do território cearense tinha energia elétrica, conforme a Enel, distribuidora de energia no Ceará.

A Enel informou que uma interrupção no sistema interligado nacional (SIN) afetou o fornecimento de energia do Ceará. A energia deve retornar em todo o estado até a madrugada desta quinta (22).

Comércios fecharam mais cedo em Fortaleza
 (Foto: TV Verdes Mares/G1)
O comércio de Fortaleza fechou mais cedo. Em avenidas como Bezerra de Menezes, Duque de Caxias, Desembargador Moreira e Santos Dumont, estabelecimentos encerraram atividades por volta das 17h, e os funcionários enfrentaram filas nas paradas de ônibus para voltar para casa.

Os 10 trens do metrô de Fortaleza pararam, deixando 27 mil passageiros sem o serviço. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos estima que o funcionamento volte ao normal após análise técnica, que deve ocorrer quando a energia for retomada.

Semáforos em Fortaleza estão desligados com o apagã
o que atinge Nordeste Norte do Brasil
(Foto: André Teixeira/G1)
A falta de energia afetou 670 semáforos na capital cearense. Todo o efetivo da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) esteve nas ruas, segundo o órgão, para controlar o tráfego com a ajuda dos orientadores de trânsito. O sinal de internet móvel também caiu para clientes de algumas operadoras no Ceará.

Trabalhadores foram liberados mais cedos
 em muitas empresas, e paradas de ônibus
 ficaram lotadas (Foto: André Teixeira/G1)
Problema em Belo Monte

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão foi causado foi uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que às 15h48 desta quarta houve "uma perturbação no SIN [Sistema Interligado Nacional] causou o desligamento de cerca de 18.000MW", a maior parte deles nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN.

"As equipes do ONS estão neste momento dedicadas a recomposição dos sistemas Norte e Nordeste", diz o operador, em nota.
FONTE: G1 CE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK