PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Estudo comprova que não existe 'gordinho saudável'

Cientistas mostram que IMC acima de 30 é fator de risco para a síndrome metabólica, que causa várias doenças graves
(foto: Pixabay)
POR REVISTA ENCONTRO - Médicos e cientistas não cansam de alertar sobre os diversos problemas de saúde causados pela obesidade. Porém, certamente, você conhece pessoas que estão acima do peso e que não apresentam nenhuma doença. É aí que mora o perigo. De acordo com um estudo realizado pela Escola de Medicina do Centro Médico Wake Forest Baptist, nos Estados Unidos, as pessoas com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30 têm um risco maior de sofrerem um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de desenvolverem doenças cardiovasculares e diabetes, mesmo que, aparentemente, não tenham nenhum problema de saúde.

A pesquisa foi publicada em abril deste ano na revista oficial do Colégio Americano de Cardiologia (American College of Cardiology).

Segundo a pesquisadora Morgana Mongraw-Chaffin, principal autora do estudo, em comunicado enviado à imprensa, o fato de as pessoas com sobrepeso, supostamente saudáveis, acharem que não estão com a saúde em risco é mais perigoso do que parece. "Pessoas obesas que parecem ser saudáveis, geralmente, não são aconselhadas a perder peso ou tomar outras medidas para prevenir futuras doenças cardíacas", alerta a cientista.

Ainda conforme a nota de divulgação do estudo, a descoberta realizada pelo Centro Médico Wake Forest Baptist está relacionada a uma condição de saúde denominada síndrome metabólica. Ela ocorre quando uma pessoa possui pressão alta, níveis elevados de açúcar e de colesterol no sangue, e está com excesso de gordura abdominal. Esta condição afeta cerca de dois milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK