PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 19 de janeiro de 2020

Maior relâmpago da história pode ter caído no Brasil

O clarão foi registrado no Rio Grande do Sul, mas ainda não há confirmação oficial da Organização Meteorológica Mundial
O Brasil é o país com maior incidência de raios
 no  planeta. Entre 2012 e 2018, estima-se que
77,8 milhões 
deles atingiram o território
 nacional.  (Foto: Reprodução/Tempo.com)
POR OPOVO
O maior relâmpago do Mundo pode ter sido avistado no Brasil no dia 31 de outubro de 2018, às 5h40min, no estado do Rio Grande do Sul. Segundo o portal Tempo.com, o relâmpago de 673 quilômetros de extensão e 7,4 segundos de duração foi registrado pelo Geostationary Lightning Mapper (GLM), detector de fenômenos luminosos instalado em um satélite da Nasa. Porém, o evento ainda não recebeu confirmação oficial da Organização Meteorológica Mundial.

O raio iluminou uma área de 101 mil quilômetros quadrados do território gaúcho, cruzando o estado do Rio Grande do Sul de ponta a ponta. Até hoje, o recorde oficial de maior raio do mundo pertence ao Estados Unidos. O caso foi registrado em 2007, quando um relâmpago com 321 quilômetros de comprimento atingiu o estado de Oklahoma.

O Brasil é o país com maior incidência de raios no planeta. Entre 2012 e 2018, estima-se que 77,8 milhões deles atingiram o território nacional. É incomum a ocorrência de relâmpagos no horário em que esta descarga elétrica recorde ocorreu. Geralmente estes eventos acontecem mais entre às 18 horas e meia noite.

Mesmo que o relâmpago gaúcho se confirme como o mais longo do mundo, especialistas acreditam que outros raios podem superar esse recorde no futuro. Um estudo publicado pela Sociedade Meteorológica dos EUA diz que esses relâmpagos têm potencial para atingir até mil quilômetros.

Veja o vídeo do relâmpago:
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK