PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Qual a diferença entre NIS, PIS, PASEP e NIT?

POR CANAL TECH - Muitos programas e iniciativas governamentais, a maioria deles do Governo Federal, costumam ser divulgados na forma de siglas, o que pode gerar confusão, já que alguns são bem parecidos. Por exemplo, você sabe o que é NIS, PIS, PASEP e NIT? Descubra a seguir o que significa cada um e suas principais diferenças.

No geral, todas essas nomenclaturas correspondem ao mesmo número e estão relacionadas ao mercado de traalho. O que vai mudar é o tipo de vínculo empregatício da pessoa e para quem ela trabalha.

O que é NIS?

O Número de Identificação Social, também chamado de NIS, é um registro que está vinculado aos cidadãos que recebem ou não benefícios sociais criados pelo Governo Federal. O número do NIS é atribuído pela Caixa Econômica Federal e é composto por uma sequencia de 11 dígitos.

Também é por meio dessa identificação que os trabalhadores tenham seus direitos trabalhistas e previdenciário assegurados, entre eles seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Licença-Maternidade e 13º salário.

O NIS pode ser gerado a partir do cadastramento dos cidadãos nos bancos de dados do Sistema Nacional e Informações Sociais (CNIS), ou a partir do primeiro registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) dos profissionais.

CONTINUE LENDO EMhttps://canaltech.com.br/governo/diferenca-entre-nis-pis-pasep-e-nit/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK