PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 21 de junho de 2016

Laxante natural

Laxantes são remédios que auxiliam na evacuação das fezes. Atuam de diversas formas no organismo e geralmente são usados para resolver problemas de intestino preso, para limpar o organismo ou para emagrecer, mesmo que não recomendado neste último caso.
O intestino pode ser estimulado a funcionar bem de várias formas sendo que, a mais interessante é uma boa alimentação. Alimentos com bagaço, vegetais de folhas, aveia, cereais, amêndoas e grãos, feijão, ervilha, azeitona verde, melancia, uva passas, ameixa preta, iogurtes e granola, por exemplo, podem, naturalmente ajudar a liberar o intestino seja por aumentar o volume aumentar o volume do bolo fecal, funcionar como lubrificante do intestino, ‘hidratando as fezes’ etc.
Vejamos uma receita de suco laxante e, mais abaixo, algumas outras dicas que podem ser facilmente incorporadas a seu dia a dia.
Mamão e Laranja
Mamão e Laranja

Você vai precisar de:

  • Uma fatia média de mamão
  • três ameixas pretas (sem o caroço)
  • um copo de suco de laranja
  • uma colher de semente de linhaça (triturada)

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o mamão, o suco de laranja (que também pode ser a laranja inteira, sem o caroço, mas com o bagaço) e as ameixas. Quando homogêneo, acrescente a linhaça triturada e misture.

Outras dicas

  • Coma bastante laranja (com bagaço, de preferência).
  • Adicione uma colher de sopa de azeite nas refeições.
  • Uma colher de sopa do melado de cana (ou mel) em um copo de água morna pela manhã, antes do café.
  • Granola é um ótimo alimento para estimular o intestino. Mas não esqueça de consumir muita água também.
  • Evite goiaba e banana.

Informações Adicionais

Este laxante é à base de frutas e fibras e é a linhaça que faz o laxante natural mais forte, com efeito imediato, mas se prefere um mais suave é só tirar a semente.
Crianças e bebês, até mesmo recém nascidos, podem sofrer com intestino preso também. Os bebês que tomam leite em pó, em substituição do leite materno podem apresentar constipação intestinal, sofrer com cólicas e fezes ressecadas. Neste caso, é importante salientar que não se deve dar nada de diferente para que o intestino funcione rápido. Nos casos de constipação intestinal infantil, o pediatra deve ser consultado. Crianças não devem tomar nem chá laxante. Se seu pediatra permitir, dê um chá de erva-doce para acalmar a criança.
Uma dica para evitar que o intestino do bebê fique ressecado é substituir o leite em pó por outro para ver qual se adequa melhor ao organismo do seu bebê. Muitas mães relatam que o leite Aptamil é melhor que o Nan. Em casos mais graves é provável que o pediatra possa indicar o uso de PEG (Polietilenoglicol).
Para quem procura um laxante natural para cachorros, o leite que normalmente dá diarreia em cães pode ajudar. Adicionar um pouco de azeite na comida dele também pode aliviar o intestino do animal.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK