PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Bibliotecas oferecem mais de 180 mil livros online grátis

Olá leitores, tudo bem?
A internet é uma ferramenta muito poderosa quando o assunto é educação e os estudos. Com a rede mundial de computadores é possível alcançar qualquer conhecimento desejado com apenas alguns cliques e algumas pesquisas.
Um recurso muito interessante é muito útil para estudantes de qualquer ano escolar é biblioteca online.
Não tem muito mistério na definição de uma biblioteca online. Trata-se de um acervo de livros que você pode ler de forma digital sem ter que se preocupar com infringir leis ou prejudicar autores.

As vantagens da biblioteca online

A vantagem mais óbvia das bibliotecas online é o fato de você poder ter acesso a milhões de obras literárias sem ter que se locomover grandes distâncias e sem ter que ficar caçando títulos em bibliotecas físicas.

Dessa forma é possível ter acesso a materiais de estudo sem precisar contar com a sorte de encontra-lo em alguma biblioteca física e ainda ter que esperar uma possível devolução por parte de outra pessoa.
Outra vantagem que merece ser listada é que muitas obras encontradas online e de forma gratuita custariam muito caro se fossem compradas na sua forma física. Dessa maneira a biblioteca na sua versão online democratiza o ensino e aumenta a acessibilidade da informação.
Ler livros online também oferecem o conforto de que você pode ler em qualquer aparelho com conexão com a internet e em qualquer lugar, sem ter que ficar carregando livros pesados para lá e para cá.
Outra grande vantagem é saber que ao utilizar esse tipo de serviço online você não estará prejudicando ninguém e não estará fazendo parte da rede de pirataria.
Mas independente das questões legais sobre o assunto a vantagem definitiva das bibliotecas online está na possibilidade de conhecimento quase que infinito na palma da sua mão.

Dicas de bibliotecas online

Brasiliana USP

A Universidade de São Paulo, USP, tem um enorme acervo de livros e obras literárias, parte desse acervo está disponível online através do site. O acervo é focado em autores brasileiros e obras liadas à cultura nacional que estão em domínio público.  Entre os autores encontrados no acervo estão Machado de Assis, José de Alencar e Olavo Bilac.

Domínio Público

Essa biblioteca online e gratuita foi desenvolvida pelo Ministério da Educação e conta com mais de 180 mil publicações. Nesse acervo também é possível encontrar arquivos de som e vídeo de forma gratuita.  Para começar a pesquisar nesse acervo basta entrar no site.

Biblioteca Digital Mundial

Esse acervo online foi criado pela UNESCO e disponibiliza de forma gratuita e em formato multilíngue inúmeras obras de literatura, áudio, mapas e fotografias de culturas de todo o mundo. Para conhecer mais sobre esse acervo basta clicar aqui.
Conheça outras dicas de acervos online em 10 bibliotecas Virtuais Gratuitas.
E então leitores, gostaram das dicas?
Até o próximo texto!

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK