PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Tudo sobre o Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018

Este será o Eclipse Lunar Total mais longo do século - mas será visível do Brasil?

No dia 27 de julho de 2018, acontece um Eclipse Lunar Total. O mais interessante é que, além desse evento astronômico ser imperdível por si só, esse eclipse lunar de 27 de julho baterá um recorde, sendo o eclipse lunar mais longo do século 21 (de 2001 à 2100).

totalidade do eclipse lunar de 27 de julho terá duração de 1 hora 42 minutos e 57 segundos. Em contraste, o eclipse lunar mais curto do século ocorreu em 4 de abril de 2015, com duração de 4 minutos e 48 segundos.

Este será o segundo eclipse lunar total desse ano de 2018 - o primeiro ocorreu em 31 de janeiro, cuja totalidade durou 1 hora e 16 minutos.

Então se preparem, pois no dia 27 de julho a Lua estará passando pela sombra projetada pela Terra, e isso irá durar quase 4 horas seguidas!
Colagem feita a partir de fotos do eclipse lunar de 8
de outubro de 2014, em Wisconsin, EUA.
Créditos: Connor Madison

Como será o eclipse de 27 de julho?
Como sabemos, a Lua orbita a Terra, e durante sua trajetória acontecem as fases da Lua. Quando a Lua está entre a Terra e o Sol, temos a fase nova, e quando a Terra está entre a Lua e o Sol, temos a Lua Cheia. De tempos em tempos, quando a Terra está entre a Lua e o Sol (Lua Cheia) o nosso planeta projeta sua sombra na superfície da Lua. Isso acontece devido um alinhamento, fazendo com que a Lua Cheia fique escura por alguns minutos.

Diferença entre Eclipse Lunar Penumbral e
Eclipse Lunar Total.
Quando a Lua passa apenas pela parte externa da sombra da Terra (penumbra), temos um Eclipse Lunar Penumbral. Já quando a Lua penetra na parte interna e mais escura da sombra (umbra), temos um Eclipse Lunar Total.

No dia 27 de julho de 2018, o Eclipse Lunar será Total, ou seja, a Lua ficará obscurecida pela parte interna e mais escura da Lua.

Transmissão ao vivo do Eclipse Lunar Total de 27 de julho

Como de costume, teremos (aqui em nosso site) a cobertura completa do eclipse lunar total de 27 de julho de 2018, com imagens ao vivo! Fiquem ligados para mais informações a qualquer momento.


O Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018 poderá ser visto do Brasil?

LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK