PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Versão digital da CNH é disponibilizada pelo Detran-CE; saiba como obtê-la

A carteira digital é gratuita e está disponível a todos os condutores habilitados que tiverem interesse em utilizá-la no seu smartphone

(Foto: Agência Brasil)

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) já oferece a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde o dia 20 de junho deste ano. A carteira digital é gratuita e está disponível a todos os condutores habilitados que tiverem interesse em utilizá-la no seu smartphone.

O documento no celular poderá ser apresentado aos agentes de trânsito no lugar da CNH tradicional, mas a carteira de papel permanece sendo emitida e válida. A versão digital terá o mesmo valor jurídico da impressa e algumas vantagens adicionais, como maior mobilidade, praticidade e comodidade para os usuários.

Com a implantação da CNH Digital, este passou a ser o primeiro documento de identificação digital do Brasil. Portanto, é possível, por exemplo, embarcar em todos os aeroportos do País utilizando a CNH Digital e, assim como o cartão de embarque, que também é disponibilizado pelas companhias aéreas via smartphone, efetuar a sua viagem de avião sem necessidade de documentos impressos, agilizando a viagem de milhares de passageiros.

O Detran disponibilizou um "passo a passo" para obter a versão digital. Em primeiro lugar, o usuário precisa ter a CNH impressa com QR Code (uma espécie de código de barras, em formato quadrado, impresso no verso da cédula do documento, conforme o novo modelo em vigor em todo o País desde maio de 2017). Caso o utilizador já possua CNH com QR Code, basta seguir os passos do site. Caso não, é possível solicitar uma segunda via ou ainda efetuar a renovação da CNH atual (lembrando que não é necessário aguardar a CNH vencer para renová-la).

Veja abaixo o Passo a Passo para obter a CNH Digital no smartphone:
1. Verificando a sua CNH
Verifique se sua CNH de papel possui o "QR Code". Se tiver, siga os próximos passos. Caso não tenha QR Code, veja ao final desta matéria os procedimentos para solicitar segunda via ou efetuar a renovação da sua CNH, se desejar.

2. Cadastro no site do Denatran
Sua CNH tem QR Code, então faça o cadastro no Portal de Serviços do Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br) escolhendo a opção “Cadastro” e seguindo as orientações do site.
Importante: Lembre-se de utilizar no cadastro do Denatran um email válido, bem como o número do celular no qual será instalado o aplicativo para utilização da CNH Digital.

3. Baixe o Aplicativo CNH Digital
Após realização do Cadastro no site do Denatran, baixe o aplicativo da CNH Digital na iTunes (Para celulares com sistema iOS) ou na PlayStore (para celulares com sistema Android).

4. Validação dos dados
Verifique se você já possui o “certificado digital”. Caso sim, valide os dados e ative a CNH Digital no Portal do Denatran. Caso não tenha certificado digital, dirija-se ao Detran (em qualquer posto que possua o serviço de habilitação) para atualizar seus dados. Nesse momento, você também será cadastrado no sistema “Meu Detran”, que permite o recebimento informações sobre infrações cometidas, pontuação da sua CNH, data para renovação, entre outras.

5. Código de Ativação no Portal do Denatran
Com todos os itens anteriores realizados, ative seu dispositivo no site do Denatran requisitando o código de ativação para a CNH Digital, que será enviado por email. Assim que recebê-lo, siga para o aplicativo para criação do pin.

6. Criação do PIN
No aplicativo CNH Digital, efetue login (utilize o número do seu CPF) e senha (use a senha de acesso ao Portal do Denatran). Na tela seguinte, será solicitado o código de ativação que foi enviado por email. Feito isso, o aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números (PIN), que o usuário precisará digitar toda vez que acessar a CNH-Digital.

Após esses passos, o aplicativo exibe uma reprodução da frente, verso e do "QR Code" da CNH. Esta exibição é que permite ao motorista deixar a CNH de papel em casa.
 
Procedimento para solicitar a segunda via da CNH impressa
Para solicitar a segunda via, especificamente para ter acesso ao QR-Code, será necessário comparecer a um dos postos do Detran-CE que disponibilize serviço de habilitação com os seguintes documentos:
- CNH atual
- Comprovante de endereço
- Pagamento da taxa de emissão da 2ª via da CNH no valor de R,74

Sua nova CNH será impressa com QR Code e você poderá seguir os passos acima para ter acesso à sua CNH Digital.
 
Procedimento para efetuar a renovação da CNH
Documentos – Original e Cópia
Documento de identificação reconhecido pela Legislação Federal.
Comprovante de residência em seu nome (água, luz ou telefone) ou declaração de residência;
Laudo do exame toxicológico (Para as categorias: C, D, E, AC, AD ou AE);
CPF;
CNH.

1° passo:
Comparecer a um dos postos do Detran para abrir o processo de renovação de CNH com documentação original em mãos;

2° passo:
Após abertura do processo no balcão de atendimento, o mesmo deverá realizar a captura de digitais e tirar uma foto para nova CNH.

3° passo:
Realização dos exames de saúde.

4º Passo:
Pagar o boleto do serviço no valor de R$ 212,26 (sem atividade remunerada).
 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK