PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Desenhos do folclore para colorir




Incentivo à cultura popular: imprima os desenhos do folclore para colorir e proporcione diversão para as crianças.



O dia do folclore, comemorado em 22 de agosto, está se aproximando, por isso os professorescomeçam a pensar em meios de aproveitar esta data comemorativa da melhor forma. Em sala de aula, é interessante que as crianças desenvolvam atividades que permitam entrar em contato com a  cultura popular brasileira.
502096 Desenhos do folclore para colorir 14 Desenhos do folclore para colorir
O saci é um personagem que vive fazendo travessuras. (Foto:Divulgação)

O que é folclore?

O folclore é a manifestação da cultura popular, cujas histórias são transmitidas oralmente, de geração para geração. Trata-se de um conjunto de mitos e lendas, normalmente criados pelas pessoas que vivem no interior.
As histórias folclóricas, conhecidas como lendas, são contadas pelo povo com o objetivo de justificar episódios misteriosos e sobrenaturais. Desta forma, personagens como Saci Pererê, Mula Sem Cabeça, Iara, Boto, Cuca, Curupira, Boitatá e Curupira enriquecem o folclore brasileiro.
As lendas são contadas em todas as partes do país, despertando o medo e a curiosidade das pessoas. Estas narrativas também servem de motivo para a realização de festas populares, como o Bumba meu boi.

O folclore na educação infantil

502096 Desenhos do folclore para colorir 16 Desenhos do folclore para colorir
Conhecer o folclore é uma forma de saber mais sobre a cultura popular brasileira. (Foto:Divulgação)
Com as novidades tecnológicas ganhando cada vez mais espaço, a cultura popular muitas vezes é deixada de lado. Hoje, não é raro encontrar crianças que desconhecem as principais lendas brasileiras, como o saci pererê. Por isso, é importante que os professores adotem o folclore como um dos temas das aulas.
Abordar o folclore durante a educação infantil é algo extremamente importante para os alunos, pois eles entram em contato com a bagagem cultural do país. Ao longo do mês de agosto, o professor pode trabalhar várias atividades relacionadas ao folclore com a sua turma, abordando temas como os personagens folclóricos, brincadeiras, danças, músicas e culinária.
Uma atividade bastante comum em sala de aula é a distribuição de desenhos para colorir. O professor normalmente imprime uma boa quantidade de ilustrações dos personagens folclóricos e depois orienta os alunos para fazer uma bonita pintura, com lápis de cor, giz de cera ou canetinhas coloridas. Ao colorir o desenho, a criança recebe estímulos para desenvolver a sua criatividade, imaginação e noção de estética.
Além das gravuras dos principais personagens para colorir, os alunos também podem desenvolver outras atividades que envolvem as funções cognitivas, como a cruzadinha, o jogo dos sete erros e o desafio de ligar os pontos.

Desenhos do folclore para colorir

Veja a seguir algumas sugestões de desenhos para colorir:


FONTE: 
https://www.mundodastribos.com/desenhos-do-folclore-para-colorir.html

Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir
https://www.soescola.com/2017/07/desenhos-do-folclore-brasileiro.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK