PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Rede pública poderá ter no máximo 25 alunos por turma


As turmas de pré-escola e do 1º e do 2º ano do ensino fundamental de rede pública devem ter no máximo 25 alunos. No caso das demais séries dessa etapa e do ensino médio, olimite é de 35 estudantes. A restrição está prevista em projeto de lei aprovado nessa terça-feira (16), em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado.

Salas de aula devem ter número limite de alunos (Foto: SME/Divulgação)

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), em Fortaleza, as turmas de pré-escola possuem, em média, 18,4 alunos; já as turmas do ensino fundamental (1º e 2º ano) possuem cerca de 20 alunos. Nas demais séries do ensino fundamental, são 30 alunos por turma, em média.

O texto sobre o limite do número de alunos por sala agora será analisado na Câmara dos Deputados. O autor do projeto, Humberto Costa (PT-PE), destacou que o elevado número de alunos por turma impede o acompanhamento e o aprendizado de cada estudante da rede pública.

Um aluno por metro quadrado
Para o psicólogo Marco Aurélio, o ideal é ter um aluno por metro quadrado, representando exatamente o limite estabelecido pelo projeto de lei. “A problemática maior não é o número de alunos por turma, mas sim o tipo de estudante que a escola recebe”. Segundo o psicólogo, alguns alunos de escolas públicas vêm de meios socioeconômicos difíceis e necessitam de atenção “quase individualizada”. “Nesses casos, se houvesse condições de a professora trabalhar com um número menor, seria ideal”, conclui.

O projeto
Uma vez aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a nova lei entrará em vigor em 1º de janeiro do ano subsequente ao da publicação no Diário Oficial da União.

Jangadeiro On Line


FONTE: http://potenginainternet.blogspot.com.br/2012/10/rede-publica-podera-ter-no-maximo-25.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK