PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA

Evangelho segundo São Lucas 17, 26-37


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26"Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem.


Sexta-feira, 16 de Novembro de 2012.
SANTO DO DIA: Santa Margarida da Escócia, rainha; Santa Gertrudes, virgem; Santa Inês de Assis, virgem
Cor litúrgica: Verde
Primeira leitura: Segunda carta de São João 4-9
Leitura da segunda carta de São João:
4Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai. 5E agora, Senhora, eu te peço - não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois se trata daquele que temos desde o princípio: amemo-nos uns aos outros. 6E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos. Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder. 7Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo. 8Tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa. 9Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 119
Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
R: Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
- Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus!
R: Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
- De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!
R: Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
- Conservei no coração vossas palavras, a fim de que eu não peque contra vós.
R: Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
- Sede bom com vosso servo, e viverei, e guardarei vossa palavra, ó Senhor.
R: Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
- Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei!
R: Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17, 26-37
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21, 28)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26"Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado". 37Os discípulos perguntaram: "Senhor, onde acontecerá isso?" Jesus respondeu: "Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.
Comentário ao Evangelho do dia feito por Beato John Henry Newman 
Presbítero, fundador do Oratório em Inglaterra - (1801-1890)
Sermão "A Encarnação", PPS, vol. 2 nº 3
«No dia em que o Filho do Homem Se revelar»
Nosso Senhor e Salvador aceitou viver num mundo que O tinha repudiado; e viveu nele para morrer por ele no momento determinado. Veio como sacerdote designado para oferecer um sacrifício por aqueles que não participavam em qualquer acto de adoração. [...] Morreu e ressuscitou ao terceiro dia, o Sol da Justiça (Ml 3,20), revelando todo o esplendor que tinha sido escondido pelas nuvens da manhã. Ressuscitou e subiu para a direita de Deus, para interceder, através das Suas feridas sagradas, pelo nosso perdão, para reinar e conduzir o Seu povo redimido, e para derramar sobre ele, de Seu lado trespassado, as maiores bênçãos. Subiu ao céu para descer no momento fixado e julgar o mundo que redimiu. [...] Elevou conSigo a natureza humana [...] porque um homem nos redimiu, um homem foi exaltado acima de todas as criaturas, fazendo-Se um com o nosso Criador, e será um homem que julgará a humanidade no último dia (Ac 17,31).
Esta terra é tão privilegiada, que o nosso juiz não será um estranho, mas Alguém que é nosso igual, que apoiará os nossos interesses e simpatizará plenamente com todas as nossas imperfeições. Aquele que nos amou até morrer por nós é misericordiosamente nomeado para determinar a medida e o valor finais do Seu próprio trabalho. Aquele que aprendeu, através da Sua própria fraqueza, a tomar a defesa dos fracos, Aquele que quer colher todos os frutos da Sua Paixão, separará o trigo do joio, de modo que não se perca um só grão (cf Mt 3,12). Aquele que nos tornou participantes da Sua própria natureza espiritual, da qual tiramos o sangue vital da nossa alma, Aquele que é nosso irmão, decidirá dos Seus irmãos. Que, nesta segunda vinda, Ele se lembre de nós na Sua misericórdia e terna piedade, Ele que é a nossa única esperança, Ele que é a nossa única salvação!


TwitterFacebookOrkut
Arautos do Evangelho
Copyright© Arautos do Evangelho 2011 Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK