PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, COMO EVITAR?


GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, COMO EVITAR?

A adolescência é a fase onde o jovem esta adquirindo uma personalidade e formação completa de seu corpo, nesta fase o jovem adolescente sofre alterações físicas  e sua mente fica confusa e assim, pode rumar em diversas direções dependendo do tipo de treinamento familiar que ela recebe. Nesta fase, é de sumária importância que o jovem receba treinamento sobre educação sexual que poderá ajudar ela a fazer escolhas sábias que levarão a uma vida sem surpresas e, ajudará muito a desmistificar o que  o sexo realmente  representa na vida do ser humano, muitas vezes por falta de instrução os jovens acabam recebendo conselhos de amiguinhos que não tem experiência e nem qualificação psicológicas para dar plena orientação. Devido a grande e crescente  quantidade de adolescentes ficando grávidas, foram feita pesquisas que indicaram a falta de orientação de jovens sobre sexo, fatores psicológicos que deveriam ser tratados com psicólogos, e baixo autoestima, estes foram os principais fatores que induziram jovens ao caminho prematuro da promiscuidade e sucessivamente a gravidez prematura.
Um ponto que os jovens deveriam se atentar é, que há uma necessidade de pensar no futuro e não só viver o presente, e isso não é só para as meninas e sim para os jovens meninos, ser pai cedo de mais o colocar em uma posição de responsabilidade, isso tira tanto a futura mãe como o futuro pai de se dedicarem aos estudos, algo que realmente lhes dariam embasamento para estudar e conquistar seu futuro, depois disto tudo, se pensaria em uma relação estável e talvez em filhos. Outro ponto importante em destaque é, como os pais podem lidar com uma situação inesperada e até certo ponto constrangedora? Seria o aborto a solução temporária para o problema? Bem, já é um fato que cometer aborto é um assassinato e como seria difícil tirar uma vida, no caso se os familiares da filha que são o pai e a mãe fizerem isto, estariam matando seu próprio neto, pavoroso não é verdade.
A melhor forma de lidar com a situação é aceitar o fato e tentar disciplinar o jovem de forma a mostrar o erro e impor a responsabilidade do problema de forma que durante sua vida, não venha repetir novamente, até porque é normal jovens terem filhos sucessivos fora do casamento, disciplinando e dando conselhos isto poderá ser uma forma de evitar contínuas gravidez que levarão a desmoralização familiar e da própria jovem. Muito do que acontece hoje também é culpa da mídia que está propagando a liberalidade de sexo para jovens antes do casamento tornando uma normalidade, a isto podemos notar que jovens com idade entre 13 anos a 17 anos de idade tem se entregado a atos que geram consequências, poderia ser evitado como já comentado por uma adequada disciplina e orientação sexual, quando os pais conversam a respeito de sexo fica mais fácil de o jovem entender que o que ele vê na televisão, o que os colegas falam a respeito do assunto e a própria visão dela não é adequada para os parâmetros que deva ser seguidos e que lhe trarão real benefícios no futuro. Portanto fica o conselho de que, seu filho agirá com respeito ao sexo da maneira que você o instruir com respeito a isto, nada de ficar envergonhado em falar com ele sobre o assunto, lembre-se de que se ele não aprender a maneira certa com você, vai aprender o que não deve com os outros, desta forma esteja disposto em ajudar seu filho com relação a orientação sexual. Caso aconteça uma gravidez na adolescência, tente tirar proveito e analisar onde você errou na educação e se comprovar que a culpa não foi sua, tente disciplinar de maneira a fazer o jovem se responsabilizar pelos seus atos, desta forma você vai estar instruindo ele para que não haja outras decepções no futuro.

Texto: Eduardo Targa Teixeria

Read more at http://www.variedades1.com/2012/03/gravidez-na-adolescencia-como-evitar.html#IMJOpdWXfgqkoLDZ.99 


FONTE: http://www.variedades1.com/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK