PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Sua ceia de Natal mais saudável


Veja algumas alternativas para montar a mesa de Natal
As festas do final de ano sempre estão relacionadas ao aumento de peso, não é mesmo? Mas é possível fugir dos quilos a mais evitando os excessos. Preparações saudáveis irão te ajudar a aproveitar as ceias sem prejudicar seu emagrecimento. E para isso, o ideal é preparar a ceia de natal com opções de baixo teor calórico, com menos gorduras e açúcares.

Veja abaixo, algumas dicas para tornar sua ceia mais saudável sem perder o sabor e a variedade de alimentos:


As carnes da ceia de Natal

As melhores opções que tem a cara de Natal são o peru e o tender. Já o pernil pode fazer parte desse cardápio, mas nada de exageros. Caso haja mais que uma opção de carne, opte apenas por uma. E lembre-se, independente de qual for a sua escolha, deixe sempre a pele de lado. Mesmo sendo considerada a parte mais saborosa, ela é rica em gordura.

Dica de receita: Tender natalino


Oleaginosas, sim!

Com certeza as oleaginosas são características dessa época do ano e também são ótimas fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais, que irão proteger o seu coração. Em contrapartida, são alimentos calóricos. Por isso, evite servi-las como aperitivos. Uma dica é utilizá-las com o arroz ou a salada, deixando as preparações diferentes e mais saborosas.



E a farofa de Natal?

A farofa é mais uma das preparações que pode ser um acompanhamento saudável para a sua ceia de Natal. Para isso, evite prepará-la com bacon, calabresa, ovos fritos e embutidos como o presunto. Seja criativo e use outras opções também natalinas em seu preparo como o damasco, ameixa, uva passa e até mesmo castanhas. Outra ideia bastante saudável é acrescentar vegetais como cenoura ralada, abobrinha e couve, que deixam sua receita leve e colorida.


Dica de receita: Farofa com frutas secas


Saladas e mais saladas

As saladas continuam sendo as melhores opções de entrada para as refeições. E para a ceia de Natal não seria diferente. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, que iram proporcionar a sensação de saciedade, evitando exageros durante a noite. Monte sua mesa com no mínimo três opções diferentes de saladas e, lembre-se, evite preparações com molhos a base de maionese ou creme de leite, dê preferencia para os feitos com o iogurte desnatado.

Dica de receita: Salada mediterrânea


Sobremesa: Frutas natalinas são as melhores opções

Para a sobremesa, as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango, cereja e ameixa) sempre são as melhores opções por terem poucas calorias e fornecerem diversos nutrientes para o nosso corpo. Evite consumir uma grande quantidade de frutas nas versões secas e cristalizadas. Elas contêm o dobro de calorias. Pensando nos doces, o ideal é preparar uma única opção de sobremesa, evitando assim, um consumo muito maior de calorias e comprometendo a meta de manter o peso.



Os brindes da noite
Para as bebidas, a melhor alternativa são os sucos. Seja criativo e aproveite o verão para preparar sucos refrescantes e diferentes. Uma ideia é fazer coquetéis de frutas sem álcool e até mesmo um ponche de frutas. Na hora do brinde, que tal trocar o champanhe por vinho que contém antioxidantes? Mas lembre-se moderação é a palavra chave, por isso, limite-se a apenas uma taça.

Aproveite as dicas para montar sua ceia de Natal saudável e boas festas!

Bruna Pinheiro
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3: 35001/P


fonte: http://www.dietaesaude.com.br/15933/sua-ceia-de-natal-mais-saudavel/?utm_source=news_mv&utm_medium=repick_alimentacao&utm_campaign=934269


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK