PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Consumo de pescado já registra aumento de 50%


TRADIÇÃO CATÓLICA

Consumo de pescado já registra aumento de 50%


Produtores de peixes estão otimistas com o período que já registra maior procura em alternativa à carne
Iguatu Para os católicos, começou a Quaresma ontem. São 40 dias até o início da Semana Santa, com a celebração de Domingos de Ramos. Durante esse período, a Igreja prega o jejum, a oração e a caridade. A tradição recomenda o consumo de pescado, nas quartas-feiras e nas sextas-feiras. Nos próximos 45 dias, haverá o crescimento da venda de pescados de água doce e frutos do mar. Pelo menos, essa é a expectativa do setor.

Produção de tilápia em cativeiro no Açude Trussu, em Iguatu Fotos: Honório Barbosa

Restaurantes e casas especializadas em comercialização de pescado vivem, portanto, a expectativa de crescimento do consumo de peixe nas próximas semanas. Ontem, por ocasião da Quarta-Feira de Cinzas já houve um aumento de 50% nas vendas. "A gente está vendendo bem, mas nesse período o consumo de pescado dobra", disse o empresário Ernani Lima. O setor apresenta uma estimativa de aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

A seca que castiga o Ceará desde 2012 ainda não afetou diretamente a produção de pescado nos grandes reservatórios, que mantém um nível de água acima de 50% da capacidade. Já a pesca em rios, córregos e pequenos açudes está comprometida porque não choveu.

O engenheiro de pesca e empresário, Roberto Bezerra, disse que o consumo médio de pescado entre o brasileiro ainda é reduzido em relação a outros países. "Está em cerca de nove quilos por habitante ano", frisou. Entretanto, a tendência é de crescimento. A cada ano, aumenta o consumo e a venda nas peixarias, apesar da acirrada concorrência no setor.

A empresária Marluce Lima, ontem pela manhã, comprou dois quilos de tilápia, no Pescado Guarany. "Aproveitei que hoje (ontem) pela manhã o comércio permanece fechado e decidi comprar pescado para o almoço da Quarta-Feira de Cinzas, que é uma tradição em nossa família", disse. "Até a Semana Santa, a gente come peixe às quartas e sextas-feiras". Em cidades do Interior do Estado, o consumo de pescados da água doce é bem maior em relação aos peixes oriundos do mar.

Um dos tipos mais apreciados é o tucunaré, mas que está escasso nos últimos três anos, na região Centro-Sul. Frito ou cozido, é o preferido entre a maioria dos consumidores.

Nos últimos meses, houve queda de cerca de 90% da quantidade de captura nos açudes públicos. No Açude Orós, o segundo maior do Ceará, os pescadores se queixam do "sumiço" do peixe. Essa reclamação ocorre também no Açude Trussu, em Iguatu, Muquém, em Cariús e Ubaldinho, em Cedro.

Na localidade de Barrocas, na bacia do Açude Orós, na zona rural de Iguatu, os pescadores dizem que desde 2011 está cada vez mais difícil pescar tucunaré. "Aqui na nossa comunidade a queda foi de 90%", disse o presidente da Associação de Pescadores, Evanilson Saraiva. "Praticamente desapareceu". O grupo pescava em média, por semana, 300 quilos de tucunaré, hoje caiu para 30 quilos.

Em decorrência da escassez do tucunaré, a tilápia vem ocupando espaço na mesa do cearense. Nos últimos dez anos, houve uma expansão de criatórios desse tipo de pescado. Dezenas de projetos foram instaladas em açudes da região Centro-Sul. A criação de tilápia em gaiolas representa uma importante fonte de renda para cerca de 500 famílias. No Açude Orós, a atividade cresceu consideravelmente e permanece em expansão. A produção regional estimada é de 150 toneladas por mês. Uma característica marcante é o trabalho feito de maneira associativa.

O número de gaiolas passou de 20 em 2004 para 3.500 em 2012, na bacia do Açude Orós. O reservatório hoje é um dos maiores produtores de tilápia do Ceará. Atualmente, são dez comunidades que têm unidades de produção, beneficiando quase 400 famílias da região.

No Centro-Sul, há associações de produtores de tilápia em gaiolas nos municípios de Cedro, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Cariús e Quixelô. Os grupos de produção recebem orientação técnica de engenheiros de pesca, veterinários e de zootecnistas. O índice de mortalidade médio é em torno de 5%. As doenças que comumente afetam o peixe são provocadas por fungos e bactérias, ocasionadas por estresse, mudança de temperatura da água e alimentação.

Na avaliação do coordenador do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de Orós, Paulo Landim, um dos entusiastas do projeto, o mercado é favorável e o êxito do empreendimento está relacionado com a capacidade de organização e de conhecimento dos produtores. "Há dificuldades, mas a atividade é lucrativa", frisou. "Os grupos que investem parte dos recursos conseguem crescer".

Um dos principais fatores para o crescimento da atividade de produção de tilápias em tanques-redes foram os financiamentos por meio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil. Investimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) asseguram os recursos necessários para a implantação das unidades produtivas.

Na localidade de Jurema, pioneira na região Centro-Sul em criação de tilápias em cativeiro, uma alternativa encontrada para ampliar a renda foi agregar valor ao pescado. Vários grupos estão transformando o peixe em novos produtos, como o filé, linguiça, "fishburguer", bolinha e a buchada que é um dos sucessos atuais de venda. "As vendas serão crescentes até a Semana Santa", observa o produtor, Francisco Rodrigues. O pescado produzido no Centro-Sul é vendido para o Cariri, Fortaleza e outros Estados do Nordeste. O Ceará é o maior produtor de tilápia e camarão do Brasil e também é um dos maiores consumidores.

Mais informações
Centec/CVT de Orós
Fone: (88) 3584. 2704

Secretaria de Agricultura de Iguatu
Fone: (88) 3566. 7910
CVT de Iguatu - (88) 3581. 1503

Missa das Cinzas abre rito da Quaresma

Com a Missa das Cinzas, começa o período de 40 dias, quando os católicos se preparam para a Semana Santa e são convidados a fazer conversão em suas vidas

Iguatu A Missa da Quarta-Feira de Cinzas, celebrada ontem pela Igreja Católica, assinala para os cristãos o início da Quaresma. Depois de quatro dias de Carnaval, os fiéis são chamados a participar de um tempo de conversão e de preparação para a Páscoa, com práticas da caridade, oração e jejum. Em todas as Dioceses e Paróquias houve celebração da liturgia das Cinzas.

O bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, presidiu, ontem, às 8 horas, a liturgia. A cerimônia consiste em fazer a imposição de cinzas, em forma de cruz, na testa dos fiéis. O ato é sinal de penitência, segundo a tradição católica. Crianças, jovens e idosos participaram do ato religioso, numa demonstração de continuidade do rito.

O celebrante e auxiliares ao impor as cinzas, expressam: "Convertei-vos e crede no Evangelho". Dom João Costa lembrou que a Quaresma é um período propício de conversão, reflexão e caridade. "É um tempo de retiro espiritual, de preparação e crescimento na fé", destacou. "Os cristãos são chamados a sair de uma vida superficial, do pecado". O religioso propôs uma mudança radical: "Que essa Quaresma não seja simplesmente mais uma na sua vida, mas que traga transformações, segundo as lições de Jesus Cristo".

O bispo observou que os cristãos são convocados neste período a ter atitudes concretas e evidenciou a prática da esmola, da oração e do jejum. "Ainda há pessoas que vivem na miséria e passam fome, vivenciam um jejum diário", disse. "Temos de ter uma atitude concreta em face do irmão necessitado".

O bispo insistiu em conclamar os católicos a aproveitar esse período da Quaresma para fazerem uma verdadeira mudança, seguindo as orientações do Evangelho. "Somos convidados à conversão, mudando a maneira de ver, pensar e agir", disse. "Esse é o chamamento que a Igreja Católica faz nesse tempo litúrgico".

A estudante Michaela Pereira disse que recebe cinzas por ser um símbolo de perdão e de reconhecimento de que somos mortais e frágeis. "É um ato de purificação e indulgência". A aposentada Francisca Souza, que há mais de cinco décadas participa da missa de Quarta-Feira de Cinzas, observou: "Somos pecadores e devemos aproveitar esse período para a conversão". O aposentado Francisco Pedro Neto, anualmente, participa da Missa das Cinzas. Ontem, pela manhã, na Catedral de São José, estava presente e lembrou o significado da liturgia. "É um gesto de humildade e reconhecimento das nossas falhas. É uma forma de penitência, de pedir perdão e de se reconciliar com Deus".

O bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, ontem, ao meio-dia, em rede de rádio para mais de dez cidades da região Centro-Sul, fez o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema a juventude e como lema "Eis me aqui, envia-me!". O religioso observou que a violência vem destruindo os jovens. "Muitos vivem afastados de Deus, envolvidos com drogas e crimes e são mortos antes de completar 18 anos. Precisamos atualizar o sofrimento de Jesus Cristo na juventude de hoje".

No período da Quaresma, a Igreja Católica lança, anualmente, a Campanha da Fraternidade. O evento é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e está diretamente relacionado com a promoção da Jornada Mundial da Juventude, a acontecer em julho próximo, no Rio de Janeiro.

Dom João Costa observou que o objetivo da Igreja Católica, neste ano, é lançar um apelo para que a juventude não possa perder a oportunidade de ser protagonista nesse momento junto às comunidades.

"Precisamos acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na participação eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz", observou o bispo da Diocese.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER 

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1232456

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK