PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 13 de março de 2013

Cardeais elegem novo papa, e chaminé solta fumaça branca


Cardeais elegem novo papa, e chaminé solta fumaça branca

Folhapress/Agência Brasil | 15h15 | 13.03.2013




Os 155 cardeais de todo o mundo reunidos na Capela Sistina desde terça-feira (12) chegaram a um consenso e elegeram um papa. A identidade do novo líder da Igreja Católica Romana deverá ser divulgada em minutos. O religioso, depois, fará uma saudação aos milhares de fieis que se reúnem na praça São Pedro, no Vaticano.
O eleito será o primeiro papa a assumir o pontificado com o antecessor vivo, em 600 anos. A sinalização foi recebida com entusiasmo por fiéis, turistas, curiosos e religiosos que lotam a praça e agora aguardam o anúncio do nome do novo pontífice.
Conforme a tradição, o resultado foi anunciado por meio da emissão de uma fumaça artificialmente colorida de branco, pela chaminé da Capela Sistina. Nos dias anteriores, quando os escrutínios terminaram sem um consenso, a fumaça expelida era de coloração preta.
O resultado foi confirmado pelo som dos sinos da Basílica de São Pedro.
Primeira missa após eleição 
A eleição foi cercada por expectativas e adaptações, pois, tradicionalmente, o sucessor só é escolhido depois da morte do papa. O escolhido deve celebrar na quinta-feira (14) a primeira missa como papa eleito.
A expectativa é que a primeira missa seja formal e simples, com o celebrante vestido de branco, sem os paramentos (trajes) e o anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro, patrono da Igreja, que é usado no dedo anular direito. Essa cerimônia é considerada um momento marcante, pois, nela, o papa indica como será seu pontificado.
Nos próximos dias, então, será realizada a cerimônia chamada de coroação. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel de pescador. O cajado poderá ser entregue antes. Essa solenidade costuma reunir apenas os cardeais e alguns religiosos – padres e freis – que atuam como assistentes.


fonte: http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=355599

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK