PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia 25 de março será feriado estadual no Ceará


Emenda foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 2011>
No ano passado, o feriado caiu em um domingo.

Do G1 CE
O Ceará ganha neste ano de 2013 mais um feriado em dia útil. No dia 25 de março comemora-se a Data Magna do Ceará. A Emenda Constitucional que instituiu o feriado, de autoria do deputado Lula Morais, foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011.
No ano passado, a data caiu em um domingo e passou despercebida, segundo Morais. "Já que ela caiu no domingo, pouca gente deu importância. Mas desde ano passado comemora-se a Magna do Ceará que festeja o fim da escravidão no Ceará. Vale lembrar que o nosso estado foi o primeiro a libertar os escravos", disse.
Março de 2013 terá três feriados em um intervalo de duas semanas. Em 19 de março, é celebrado o Dia de São José e, no dia 29, a Sexta-Feira da Paixão, data em que os cristãos lembram a morte de Jesus Cristo.
Ainda segundo Morais, a ideia inicial era colocar a data comemorativa no dia 19 de março. No entanto, o governador Cid Gomes sugeriu que o feriado acontecesse justamente no dia em que o Ceará libertou seus escravos, ou seja no dia 25 de março.
Abolição
O estado do Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. Um anos antes, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, a 55 Km de Fortaleza, libertou os escravos um ano antes da província do Ceará.


FONTE: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/03/dia-25-de-marco-sera-feriado-estadual-no-ceara.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK