PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Comissão rejeita tornar lei transferência de conta salário ou corrente para outro banco

Comissão rejeita tornar lei transferência de conta salário ou corrente para outro banco

Proposta que assegura o direito de transferência ao consumidor segue em análise na Câmara dos Deputados
Por: verdinha às 8:17 de 28/10/2013
Foto: José Leomar/ Agência Diário.
Banco de origem deverá fornecer ao novo banco todas as informações cadastrais, de acordo com a proposta rejeitada. Foto: José Leomar/ Agência Diário.
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados rejeitou, no último 16, proposta (PL 3745/12) que assegura ao consumidor o direito de transferir sua conta corrente ou conta salário para outras instituições bancárias. De acordo com o relator substituto, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), o projeto, do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), é desnecessário porque o Conselho Monetário Nacional (CMN) já regulamentou o assunto.
Izar acatou na íntegra o parecer do relator original, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que não pôde comparecer à reunião. Na avaliação deles, embora a intenção de Santiago seja “meritória”, “a norma em vigor já possui disciplina rigorosa de proteção ao consumidor bancário quanto à abertura e ao encerramento de contas”.

Pela proposta rejeitada, o banco de origem deverá fornecer à instituição destinatária escolhida pelo cliente todas as informações cadastrais pertinentes, inclusive a relação de pagamentos autorizados para débito em conta. Os custos relacionados à transferência não poderão ser repassados ao consumidor.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
BC estabelece direitos de titulares migrarem para outros bancos
Atualmente, como destacou o relatório, uma resolução do Banco Central (BC), órgão executor do CMN, já estabelece o direito dos titulares de contas salários – abertas por exigência dos empregadores e de instituições previdenciárias para pagamento de salários e aposentadorias – de migrarem para outros bancos.
Outras modalidades de portabilidade também foram reconhecidas pelo BC, como a que permitiu a transferência de débitos e quitação antecipada de crédito e de arrendamento mercantil; e a que possibilitou a migração de recursos de condomínio de Fundos de Aposentadoria Programada Individual (Fapi). A intenção do autor da proposta é amparar em lei esses direitos estabelecidos no âmbito regulamentar.
Fonte: Agência Câmara de Notícias


FONTE:
http://www.verdinha.com.br/noticias/comissao-rejeita-tornar-lei-transferencia-conta-salario-banco/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK