PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Novo cálculo para preços de combustíveis pode ter ajuste automático conforme a variação no exterior

Novo cálculo para preços de combustíveis pode ter ajuste automático conforme a variação no exterior

Folhapress | 16h00 | 28.10.2013

Novo método será implantado assim que for aprovado pelo Conselho de Administração da companhia

A nova metodologia que está sendo elaborada pela Petrobras para ajustar os seus principais combustíveis (gasolina e diesel) trará um ajuste automático de preços cada vez que eles ficarem abaixo do praticado no exterior.
Preços são controlados pelo governo, que teme a alta da inflação se os preços acompanharem o mercado internacional FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Segundo o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa, o novo método será implantado assim que for aprovado pelo Conselho de Administração da companhia, o que pode ocorrer no dia 22 de novembro, e que não há um "plano B" se a proposta for rejeitada. Ele explicou que até a aprovação da nova fórmula, a atual metodologia está em vigência, portanto não haveria obstáculos para um eventual ajuste de preços nesse período. 

Outros derivados produzidos pela companhia, como o querosene de aviação e a nafta, continuarão sendo ajustados como são atualmente. A gasolina e o diesel correspondem a metade da receita da Petrobras. Os preços são controlados pelo governo, que teme a alta da inflação se os preços acompanharem o mercado internacional. Segundo a própria presidente da Petrobras, Graça Foster, o preço da gasolina está defasado em 6,5% e o do diesel, 19%.
O aumento de importações dos dois produtos, principalmente diesel, fizeram o resultado do terceiro trimestre ficar abaixo do esperado pelo mercado, registrando uma queda de lucro de 39% em relação ao ano passado, para R$ 3,4 bilhões.
De acordo com o diretor de Abastecimento da Petrobras, José Cosenza, no quarto trimestre a tendência é que a importação seja menor. "terceiro trimestre na safra demandou muito diesel, o que não vai acontecer no quarto trimestre", informou Cosenza, que prevê importações entre 150 a 200 mil barris diários dos dois derivados entre outubro e dezembro.
Mercado
A Petrobras realiza nesta segunda-feira uma reunião com analistas de mercado para comentar o resultado financeiro da empresa no terceiro trimestre. Os analistas insistiram para que Barbassa explicasse melhor como funcionará a nova metodologia dos ajustes, mas o executivo argumentou que a divulgação somente ocorrerá após a reunião do Conselho, no dia 22 de novembro.
Perguntado se haveria redução de investimentos se a nova metodologia for rejeitada pelo Conselho, Barbassa disse "que não é hora para se discutir esse assunto" (redução de investimento).
"Já foi aprovada por nós a previsibilidade da geração de caixa, mas uma geração de caixa que leve a uma redução da alavancagem aos níveis confortáveis que a companhia sempre apresentou", disse.
No terceiro trimestre, a Petrobras ultrapassou a própria meta de alavancagem (35%), que mede a relação do endividamento sobre o capital da empresa. A taxa média ficou em 36% de julho a setembro.
"O que foi solicitado (pelo Conselho) foram os parâmetros dessa política (de ajustes). Percentuais de reajustes, periodicidades desses reajustes. Nesse momento, não é o momento de informação sobre redução do Capex (investimento), o importante é que está aprovada pela diretoria e contempla a previsibilidade de redução de alavancagem", afirmou.
A Petrobras tem um plano de negócios para o período 2013-2017 da ordem de US$236,5 bilhões, que está em revisão para a formulação do plano 2014-2018.



FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=368908

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK