PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 15 de março de 2014

Fechamento de escolas gera polêmica em Acopiara

EDUCAÇÃO

Fechamento de escolas gera polêmica em Acopiara

Suzane Saldanha/Honório Barbosa | 10h25 | 15.03.2014

Segundo informações de vereadores da cidade, em torno de 30 escolas teriam sido fechadas por contenção de despesas. Prefeitura garante ter fechado 22 anexos e duas escolas por problemas de infraestrutura


jurema
Escola da localidade de Jurema, zona rural de Acopiara, funcionava como creche para cerca de 20 alunos. Unidade foi fechada no início do ano letivo
HONÓRIO BARBOSA
fechamento de escolas e seus anexos na zona rural do município de Acopiara, região Centro-Sul, a 345 km de Fortaleza, tem causado polêmica. Segundo informações de vereadores da cidade, em torno de 30 escolas teriam sido fechadas por contenção de despesas e a comunidade teria procurado a Câmara de Vereadores para reverter a situação. A Prefeitura de Acopiara nega as afirmações. De acordo com a secretária de Educação, Luiza Aurélia, 22 anexos e duas escolas foram fechadas pela atual gestão por problemas de infraestrutura e pela falta de qualidade pedagógica.
“Nós recebemos a gestão em 2013 com 43 escolas e 28 anexos. Quando nós encontramos essa realidade de 28 anexos, encontramos muitos problemas, principalmente no que diz respeito à infraestrutura. A grande maioria das nossas escolas não tinha aparelho sanitário, não tinha água encanada e funcionava em situações muito precárias”, explicou.
De acordo com o vereador Vicente Pereira de Araújo Júnior, crianças de 2 anos e seis meses até cinco anos de idade estão sendo transportadas em caminhões e camionetas pau de arara para outras unidades de ensino, percorrendo distância de até 40 km, em estradas de terra, esburacadas e com risco de acidente. “Todas as 30 comunidades nos procuraram no começo deste ano. Tem localidade que a creche foi fechada e que os alunos têm que rodar 40km para chegar à escola mais próxima em um pau de arara. Várias crianças estão deixando de estudar”. No entanto, a secretária Luiza Aurélia garante que as crianças estão sendo deslocadas para uma distância máxima de 12km, com alguns carros fechados e que todos contam com uma cuidadora. “A gente sempre está levando o aluno para a localidade mais próxima. Dessas escolas que nós nucleamos, o mais distante chega a ser 12km”.
Quanto ao tipo de transporte, a secretária de Educação garante que nem todos são paus de arara e que o município possui em torno de 30 transportes fechados, entre próprios e locados. “Todo dia nós estamos trabalhando para melhorar tanto a condição nas escolas quanto os acessos às escolas. A cada dia vamos adequando o transporte escolar, mas não posso dar uma previsão. A gente pretende até o final da gestão estar com todas as rotas adequadas”.
Falta de qualidade na infraestrutura e fiscalização dos educadores dificultavam o processo, segundo secretária
A secretária alega que a falta de qualidade na infraestrutura, o difícil acesso dos professores às escolas e a falta de fiscalização dos educadores dificultavam o processo. “Primeiro o professor tem dificuldade de acesso, as estradas não favorecem porque nosso solo é muito ruim, então o professor chega atrasado, vai no dia que quer e não tem a supervisão de um coordenador pedagógico”. A secretária explica que uma escola com 5 alunos não tem como ter um diretor, segundo o Ministério da Educação (MEC). “Normalmente, essas escolas com 5 alunos funcionam com um único professor, a outra desvantagem é que nessas escolas tinham turmas chamadas de multiseriadas, com alunos da educação infantil, do primeiro, do segundo, do terceiro ano e um professor só para ensinar todas essas séries. Isso não gera qualidade”, explica.
O coordenador de Gestão Escolar da secretaria de Educação do município de Acopiara, Gilson Lopes, disse que o fechamento de unidades escolares atende os critérios de nucleação. “Em 2013, foram fechados 10 anexos e, agora em 2014, 12”, explicou. “Essas escolas já estavam fechadas de direito pela gestão anterior, mas funcionavam como anexos de outras escolas polos. Para o MEC essas unidades não existiam”. E completou: “Essas creches, na verdade, eram apenas uma sala, com poucas crianças, sem condições adequadas de funcionamento, sem nenhuma estrutura, algumas com multisseriado”.
Moradores de localidade lamentam decisão 
A localidade de Jurema, na zona rural de Acopiara, é uma das afetadas com o fechamento da unidade escolar. Os moradores lamentam a decisão da Secretaria de Educação do município e dizem que cerca de 20 crianças que estudavam na creche estão indo para a cidade em caminhão tipo pau de arara. “A gente fica com medo, a estrada está muito ruim por causa da chuva”, disse Maria da Silva Rosal. “Não deveriam ter tomado uma decisão como essa. Foi horrível”, lamentou.
O vereador Ronaldo Moraes, que atua na comunidade, afirma que os pais estão preocupados com o tipo de transporte. “Muita reclamação por parte do pais, as famílias ficam com medo das crianças nesse transporte. Muita gente ficou chateada de se deslocar para escolas distantes pegando pau de arara e estradas ruim. Nós conversamos com eles (gestão municipal) sobre a Jurema, e eles disseram que era problema de pouco aluno, e a escola tinha 60 alunos”, alega.
Já para o vereador Itamar Feitosa, faltou sensibilidade por parte da prefeitura da cidade. “Os pais não têm coragem de colocar as crianças de 3, 4 anos em cima do caminhão para chegar na sede do distrito”.
De acordo com o diretor de Planejamento Administrativo da secretaria de Educação de Acopiara, André Martins, houve várias reuniões de sensibilização com a comunidade. “Em alguns casos, há resistência contra o projeto de nucleação, mas conversamos, explicamos e depois os pais e alunos compreendem a nossa decisão, que é técnica, e não política”. Martins disse que são casos isolados de alunos que não estão frequentando as aulas e que neste ano foram fechados 14 anexos. “Não foram 30 creches como afirma o vereador”, rebateu Martins. “Estamos sempre abertos a ouvir a comunidade”, reafirmou.
Ainda de acordo com a secretária Luiza Aurélia, quatro escolas foram reformadas e ampliadas pela gestão, e serão inauguradas em abril. A previsão é que mais 7 escolas passem pelo mesmo processo ainda este ano. “Nós pretendemos criar creches nos maiores distritos. Nós ganhamos do governo federal no ano passado duas creches na sede do município que já foram licitadas, e a gente pretende ao longo dos anos estar implantando escolas creche nos padrões MEC para os distritos”.
Os vereadores afirmam que a secretária de Educação foi convocada para prestar esclarecimentos na Câmara na sessão da próxima sexta-feira (21).
Na gestão passada, Vicente Júnior ocupou o cargo de secretário de Educação do município de Acopiara e disse que concorda com o projeto de nucleação, mas discorda do fechamento de creches. “Fechamos 17 escolas, mas preservamos as creches, ouvindo os moradores e sabendo dadificuldade de transporte de crianças”, justificou.
Acopiara ganhou repercussão com maior caldo de ressaca do mundo
A cidade ficou famosa neste Carnaval por querer quebrar um recorde mundial. O município se propôs a preparar o maior caldo contra ressaca do mundo, com 7.500 litros. O caldo foi distribuído gratuitamente em copos de 200 ml para os 300 mil foliões esperados em seis dias de festa na cidade.
Prefeitura não revelou o quanto gastou na produção do caldo gigante. Outros números, porém, demonstram a dimensão da iguaria. Foram dez voluntárias para produzir o caldo, acompanhadas de um cozinheiro trazido de Santa Catarina. Uma pá mecânica misturou os ingredientes no interior do recipiente.  


FONTE: 
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/fechamento-de-escolas-gera-polemica-em-acopiara-1.846157

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK