PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Conheça a "Orkuti", rede social que homenageia o finado Orkut

Por Stephanie Hering - em 30/09/2014 às 12h53



Se você é um dos mais novos orfãos do Orkut, atenção: uma nova rede social acaba de surgir com a promessa de homenagear o ícone da internet. Trata-se do Orkuti.
Lançado nesta terça, 30, data de morte do Orkut, o site foi criado pelo brasileiro Alex Becher. De acordo com ele, o processo de desenvolvimento durou 3 meses e, até agora, mais de 10 mil pessoas já se cadastraram, incluindo usuários da Angola, Chile e Azerbaijão.

O brasileiro, que é programador, conta que era fã do Orkut desde seu lançamento e seu sonho era recriar a rede social. "Quando soube que o Orkut sairia do ar em 30 de setembro, comecei a trabalhar todos os dias e noites para realizar este sonho", explica. O nome "Orkuti", vem da brincadeira com a pronúncia do Orkut. "Na minha época as pessoas pronunciava Orkuti , dando ênfase ao 'i'".
Para participar do Orkuti, o usuário precisa se cadastrar com um e-mail e senha ou ainda, usar sua conta no Facebook ou Google+. Caso opte pela primeira opção, é obrigatório inserir outros dados ainda, como foto e data de nascimento.
Ao entrar na rede social, não é difícil encontrar elementos similares ao Orkut. Na página inicial do Orkuti, uma barra lateral esquerda mostra opções para bate-papo, humor, scraps (ou recados), depoimentos, eventos, fotos, vídeos e comunidades. Já no canto superior direito, ficam as comunidades do usuário, enquanto no meio, é possível visualizar os scraps.

Reprodução 
Além do Orkut, o site também apresenta semelhanças com o Facebook. O ícone de eventos, por exemplo, é idêntico ao do Facebook e até mesmo a página de criação de eventos lembra a da rede social de Mark Zuckerberg. O Google+ também aparece em algumas sutilezas, como o recorte redondo da foto de perfil e a divisão de guias do perfil.

Reprodução


Segundo Becker, a proximidade com as redes sociais descritas se deve a um estudo profundo. "Estudei por 2 anos o Google+ e o Facebook e integrei as melhores características dos dois no Orkuti. No Orkuti, o usuário pode saber quem viu seu perfil, enviar um depoimento em off, pode entrar ou sair de uma comunidade, entre outros", defende.
Até o fechamento da nota, algumas comunidades já haviam sido criadas, porém, com poucos membros. Dentre elas estavam a "Eu odeio segunda-feira", "Simpsons" e "Games".

Reprodução 
Outro recurso do Orkuti são os jogos. Títulos famosos como Angry Birds, Sonic e Super Mario figuram a lista de games. Nos testes do Olhar Digital, os jogos demoraram um pouco para carregar, mas rodaram normalmente.

Reprodução

O Orkuti está disponível somente em português, contudo, como explica Alex, a ideia é que ele seja direcionado ao público daqui. "Nós brasileiros temos capacidade de criar coisas boas. O problema é que muitas vezes as pessoas não dão valor. Por isso pensei em manter a atmosfera Orkut, porém com uma cara de brasileiro".

Nem todas as ferramentas e links do Orkuti estão funcionando integralmente, no entanto, o criador do Orkuti espera que até o final da semana, todos os recursos estejam disponíveis.

FONTE: OLHAR DIGITAL

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK