PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Por que consumir suco de limão todos os dias

DETOX

01.02.2015

Seja pura ou diluída na água, a fruta deve ser consumida antes das refeições. O sistema imunológico agradece

Image-0-Artigo-1786378-1
Faça do limão uma limonada é um dito popular que descreve a capacidade de superação que todos nós temos. No entanto, a máxima nunca esteve tão atual para quem quer - e precisa - manter a saúde física.
De tempos em tempos surge uma nova indicação para incorporar o hábito diário de tomar o sumo do limão (seja em jejum, com água morna ou puro). Seja qual for a forma, a fruta é sempre bem-vinda.
"O consumo do sumo de limão pela manhã é uma prática que tem o poder de equilibrar os níveis de pH e alcalinizar o corpo. Também favorece o processo de digestão e absorção dos alimentos, pois estimula a secreção de enzimas digestivas e bile, assim como do sistema imunológico", afirma a nutricionista Adriana Sampaio, da equipe da Reviva Nutrição.
Com isso, complementa, o meio fica mais favorável à metabolização dos nutrientes e à eliminação de toxinas, diz.
Como consumir
Mas qual é a melhor forma de consumir? O limão pode ser misturado em água ou apenas o sumo. Em média, recomenda-se o sumo de um limão e de preferência em jejum.
Porém, por facilitar o processo digestivo, pode ser utilizado antes das principais refeições do dia (almoço e jantar).
No caso de utilizar a fruta mais de uma vez ao dia, o ideal é optar por uma colher de sopa rasa do sumo em cada uma dessas refeições, segundo recomenda a nutricionista Adriana Sampaio.
De uma forma geral, não há contra -indicações ao uso do sumo do limão, porém, não é uma prática comum em crianças, já que é mais frequente o consumo de suco (em forma de limonada) por esse público específico.
Medida detox
A detoxificação é um processo fisiológico e bem complexo, e que envolve vários outros cuidados do uso do limão em si. Esse processo pode ser potencializado quando oferecidos ao paciente, nutrientes específicos em combinação e porções necessárias.
Incluir na dieta o hábito de ingerir o sumo de limão antes da refeição pode sim auxiliar o processo de detoxificação, devido à alcalinização que ele promove ao organismo como um todo.
Bioquímica
Apesar de ser uma prática comum, devemos levar em consideração a individualidade bioquímica e as particularidades que cada um tem ao alimento.
Existem casos de alergia alimentar e essa é uma das principais contraindicações ao consumo. Pessoas que têm refluxo podem sentir desconforto, pois a acidez da fruta pode provocar relaxamento do esfíncter gastroesofágico.
Processos
Como a ingesta de limão ajuda no processo digestivo? O consumo antes das refeições estimula a secreção de enzimas pancreáticas e de bile, as quais são essências para que a digestão aconteça. A fruta também é um dos alimentos diuréticos que temos à disposição. Ele favorece a eliminação de líquidos, evitando assim que o corpo acumule líquido de forma excessiva.
Ajuda na digestão
Além de incluir o sumo do limão como primeiro alimento do dia, a nutricionista Adriana Sampaio indica - para quem tem problemas frequentes de digestão (lenta, por exemplo), tomar uma colher de sopa antes do almoço e antes do jantar, para otimizar o processo digestivo.
Outra boa dica é consumir o limão juntamente com o feijão, a fim de ajudar numa melhor absorção do ferro contido nos grãos.
Perda de peso
Procede a informação de que a ingesta de limão está associada sim à perda de peso. Isso ocorre porque a fruta tem ação diurética, além de facilitar a detoxificação e evitar o excesso de toxinas.
Quando o corpo possui uma grande quantidade de toxinas, isso ocasiona a produção de substâncias inflamatórias, que além de vários malefícios para o organismo, também dificultam a perda de peso.
Sistema imune
Em que aspecto o limão fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico (estruturas e processos biológicos que protegem o organismo contra doenças)? Isso é explicado pelo fato de a fruta ser rica em vitamina C, cuja ação em prevenir gripes e processos inflamatórios é bem conhecida. Possui ainda propriedade antibactericida, além de ajudar na absorção do ferro de origem vegetal (vital para o bom funcionamento do sistema imune).
Boa escolha
De baixo custo e fácil consumo, a maioria das pessoas tem o primeiro contato com a fruta ainda criança e muitas vezes, na forma de limonada, uma ótima opção para acompanhar os lanches das crianças e bem mais saudável que os sucos de caixinha e refrigerantes utilizados de forma indiscriminada pelos pequenos.
Segundo ressalta a nutricionista Adriana Sampaio, "certamente o suco de limão irá agregar bem mais valor nutricional do que os itens, que são cheios de açúcar, corantes e conservantes. E isso serve não apenas para crianças, mas para adultos também que estão deixando de consumir alimentos de verdade para consumir produtos industrializados".
Fique por dentro
O que pode ser consumido na dieta alcalina
Alimento alcalinizante são todos aqueles capazes de equilibrar a acidez do sangue tornando-o menos ácido e aproximando-o do pH ideal (em torno de 7,35).
Os alimentos que possuem estas características são, principalmente, os que contém pouco açúcar. Além do limão, abacate, laranja azeda, tomate; sementes de abóbora, feijão branco, feijão de soja; salsa, coentro, alho; cebola, cenoura, alface, pepino, nabo, couve, germinados e lentilha.
Ao optar por uma dieta alcalina há a redução do desgaste do organismo em criar mecanismos compensatórios para fazer com que o pH esteja sempre bom para a saúde. É justamente este um dos motivos que fazem da alimentação alcalina uma aliada à saúde.
Na dieta alcalina são consumidos os alimentos alcalinos, além de evitar os produtos com maior concentração de ácidos, a exemplo do sucos de frutas, café e bebidas alcoólicas.
FONTE:
DN

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK