Nova data para vigor da exigência ainda não foi definida, dependendo de extensão do prazo
Foi prorrogada pela terceira vez a obrigatoriedade do uso do extintor para carros tipo ABC. O anúncio foi feito pelo Ministério das Cidades ontem (15). A lei entraria em vigor no próximo dia 1º de julho, mas o Ministério enviou um pedido de adiamento ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran). Diante disso, a nova resolução deve ser publicada para a extensão do prazo. A partir da publicação, a nova data para a exigência será definida.
O uso obrigatório do extintor de incêndio começaria a valer no dia 1º de janeiro, sendo que no dia sete do mesmo mês, o governo anunciou o primeiro adiamento da exigência para 1º de abril. Já em março o prazo foi adiado novamente para 1º de julho. Começar a valer, a resolução irá punir com multa de R$ 127,69, além de descontar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no caso dos motoristas que trafegarem com extintor que não seja do tipo ABC.
A resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que carros de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhões, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada usem o novo equipamento. Segundo oartigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o extintor é de uso obrigatório nos veículos automotores, elétricos, reboque e semirreboque. A Resolução 157/2004 estabelece especificações (quantidade, o tipo e capacidade mínima da carga) dos extintores de incêndio.
Entre as vantagens do novo item de segurança está a capacidade de conter chamas que iniciam em equipamentos elétricos energizados, como bateria, alternador e outros equipamentos da parte elétrica do veículo, diferente do AB, que só conseguia controlar o fogo proveniente de matérias sólido como plásticos, borrachas, madeiras, tecidos e líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo, álcool e querosene.
Em janeiro, em Catanduva, proprietários de veículos não conseguiam comprar o novo extintor de incêndio por conta da grande demanda. Os extintores esgotaram às vésperas do vigor. Segundo Marcos Buka, proprietário de uma empresa que vende acessórios e equipamentos, para o ano passado foram comprados 300 extintores, sendo que no final do ano a procura começou a ficar maior. “A fábrica produz em média de 175 mil extintores para todo o país, sendo que os pedidos chegam a 5 milhões, por isso vai demorar um pouco”, disse Buka.
A situação também era a mesma na loja especializada em que Ana Lúcia Borges é gerente. “Não sabemos quantos o fornecedor irá entregar, nem o valor que será vendido”, afirmou Ana. O balconista de outra empresa especializada em peças, César Augusto da Silva também conta que a dificuldade é sentida. “Compramos 30 extintores por mês, sendo que neste último (dezembro) vendemos tudo em dois dias. De cada 10 pessoas que nos procuram, 9 estão em busca do equipamento que está em falta na cidade e na região”, afirmou em janeiro.
Cíntia Souza
Da Reportagem Local
FONTE: http://www.oregional.com.br/2015/06/obrigatoriedade-do-extintor-tipo-abc-e-prorrogada-pela-terceira-vez_315932
Nenhum comentário:
Postar um comentário