PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 16 de junho de 2015

Diga 33! Por que os médicos pedem para falar 33

Publicado por: 

Por que os médicos pedem para falar 33, o famoso "Diga 33".


É cada vez menos comum ouvir algum médico pedir: "Diga 33". É que a prática era comum quando os médicos usavam apenas os dedos e o ouvido ou um estetoscópio de madeira (que parecia um grande canudo) encostado no peito e a outra parte no ouvido. Atualmente, os estetoscópios transmitem o som ao ouvido de maneira bem mais audível e, no máximo, os médicos pedem para respirar profundamente.

Diga 33! Por que os médicos pedem para falar 33
Diga 33! foto: www.studyblue.com

Mas por que os médicos pediam para falar 33?


Na verdade eles pediam para o paciente dizer 33 três vezes, ou seja, "trinta e três, trinta e três, trinta e três", para que o médico percebesse as vibrações sonoras através da sua palma da mão no tórax do paciente. A técnica é chamada de pesquisa do "tactile vocal fremitus examination" O som do trinta e três reverbera nos pulmões e nos brônquios.

Leia também: Curiosidades de Saúde: por que quando estralamos os dedos faz barulho?


Por curiosidade, os números se diferem de língua para língua. Em inglês, por exemplo, a mesma técnica de exame, o paciente diz "ninety-nine, ninety-nine, ninety-nine" (99).

Já no idioma espanhol são 2 os números que podem ser repetidos por três vezes: "treinta-y-tres" (33) ou "cuarenta-y-cuatro" (44).

Leia também: Quantas bactérias tem no intestino?

A diferença entre os números nas três línguas se deve à qualidade da ressonância das palavras nos diferentes idiomas, ou seja, "trinta-e-três" em português produz uma vibração sonora equivalente ao "ninety-nine" em inglês e aos "treinta-y-tres" ou "cuarenta-y-cuatro" em espanhol.


É cada vez mais raro ver um médico pedir que o paciente diga 33, se isso acontecer, considere trocar de médico. Entretanto, se você for médico ou outro profissional de saúde e precisar prestar um socorro imediato em um local em que não haja um estetoscópio poderá se valer da técnica "tactile vocal fremitus examination". Veja na imagem pedir ao paciente: diga 33!


LEIA MAIS

FONTE: SAÚDE COM CIÊNCIA

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK