PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 2 de julho de 2015

INEP libera consulta as redações do Enem com nota máxima

Postado por: 
Olá pessoal!
Todo estudante sabe que o melhor jeito de se preparar para a redação, além de treinar (é claro), é ler as redações de outros anos, ver como candidatos nota 1.000 se saíram.
Para ajudar nisso, já estão disponíveis para consulta os espelhos de correção das redações 2014. Para acessar, é preciso inserir o CPF e a senha de login no site de resultados do Enem.
A consulta, segundo o governo, tem apenas caráter pedagógico. Os alunos não podem mais recorrer para alterar a nota da prova. O espelho serve para que o estudante verifique seu desempenho em cada uma das cinco competências e compare sua nota com a dos demais candidatos.
Provas em 2014
O Inep afirma que foram corrigidas 6.193.565 redações, e que 250 estudantes alcançaram nota máxima na redação. Essas são as que devem ser mais acessadas. Eles representam um índice de apenas 0,004% do total de pessoas que fizeram o exame de 2014.
Esses 250 estudantes cumpriram com eficiência as cinco competências e souberam dissertar com propriedade sobre o tema da redação proposto na prova, “Publicidade infantil no Brasil”.
Diferença entre corretores
De acordo com o instituto, nesse ano houve menos discrepância entre as notas dos corretores. Os dados mostram que 43,5% de todas as redações tiveram que passar por um terceiro corretor. No ano passado, 50% das redações passaram por uma terceira correção.
Pelas regras do edital, desde o Enem 2013 a prova de redação tem dois corretores, mas precisa passar pela correção de uma terceira pessoa sempre que as duas primeiras notas tenham discrepância acima de 100 pontos na nota final, ou 80 pontos em pelo menos uma das cinco competências avaliadas na prova.
Também caiu o número de redações avaliadas pela banca de especialistas, caso previsto no edital quando a discrepância da nota continua mesmo após a terceira correção. No Enem 2014, 283.746 textos (ou 4,6% do total) chegaram até essa última instância.
A redação do Enem
Como nos anos anteriores, para ganhar nota 1.000, um texto deve cumprir bem cinco competências exigidas pelo MEC. O título não é obrigatório. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos:
  • Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Dicas
Entre as dicas dos alunos nota 1.000 na redação do Enem estão treino e dedicação, conhecimento profundo das regras da prova, técnicas de relaxamento para não deixar o nervosismo atrapalhar o desempenho, hábito de leitura enraizado desde a infância e experiência acumulada de outras edições da prova.
Acesse o site de resultados do Enem e espelhe-se nos melhores.
Você também tem a opção de se preparar com o Curso Intensivo para o Enem.
Aproveite!

Fonte: CANAL DO ENSINO

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK