O chá de boldo é um dos mais conhecidos na medicina popular. Basta alguém sentir uma dor de estômago ou abusar um pouco mais no almoço de domingo para ouvir a recomendação mais eficiente: o chá de boldo.
A planta tem eficácia comprovada, mas é preciso tomar muito cuidado ao consumi-la. Apesar de quase todo mundo achar que conhece o boldo, existem várias espécies e parecidas e algumas delas podem fazer bastante mal para o organismo.
O boldo-do-chile é bastante comercializado, mas aqui no Brasil temos uma versão nacional que é tão ou mais benéfica que a importada. No boldo brasileiro já foi bastante estudado e hoje se sabe que ele pode melhorar as funções do fígado, além de contribuir para a digestão e proteger o estômago.
O boldo-da-terra, também conhecido como boldo-de-jardim, tem galhos mais longas e folhas com aspecto aveludado. Esse tipo não chega a ser totalmente tóxico, mas pode fazer mal se for ingerido em excesso. Na dúvida, é melhor evitá-lo para não oferecer riscos à saúde.
Já o falso-boldo, chamado em algumas regiões de tapete-de-oxalá, é o mais perigoso de todos. Ele contém algumas substâncias que são altamente tóxicas para o organismo, como a foscolina. O uso do chá feito com essa folha pode causar convulsões, além de irritar as paredes do estômago. Por isso, é melhor não utilizar a planta em nenhuma hipótese.
Receita do Chá de Boldo
Essa forma de preparo foi ensinada pelo especialista Amaury Jr.,engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), no programa Globo Repórter. Segundo ele, essa é a melhor forma de aproveitar todas as propriedades benéficas do chá. Para fazer em casa você vai precisar de:
- 20 g da folha (o equivalente a 1 colher de sopa bem cheia)
- 1 litro de água
A receita não é feita com água quente, mas sim com água fria. O ideal é colocar as folhas em pilão e macerar na água fria até obter o sumo. Depois basta coar e acrescentar o restante da água. A bebida deve ser tomada em pequenas porções durante o dia para combater problemas digestivos.
Contraindicações
O consumo do chá de boldo fica contraindicado para grávidas, porque a planta contém substâncias consideradas como abortivas. Além disso, é importante salientar novamente que o exagero no uso do chá de boldo pode causar vômito, diarreia e comprometimentos do sistema nervoso. Por mais que a planta seja benéfica, é fundamental seguir as recomendações para não colocar sua saúde em risco.
FONTE: http://natural.enternauta.com.br/cha/como-fazer-cha-de-boldo/?
Nenhum comentário:
Postar um comentário