PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 9 de maio de 2016

10 temas que podem figurar no Enem 2016

Via Canal do Ensino
Postado por: Taíza Torres

Olá, estudantes!
Todo ano é a mesma coisa, osprofessores e alunos ficam de olho nas notícias e temas mais importantes para saber o que vai cair na prova e na redação do Enem. Em 2016 não é diferente, muitos acontecimentos de diferentes áreas no Brasil estão ocorrendo e os alunos precisam estar atentos, mas mais do que isso, eles precisam saber o que pode ou não ser pedido na provatão esperada.
Nós separamos 10 temas que podem aparecer no Enem 2016, mas é importante frisar que são temas que podem figurar no Enem e não que vão cair na prova. Procure e anote tudo para seus alunos, assim o risco de chegar na prova sem ao menos imaginar o tema da redação será bem menor.
1. Sustentabilidade e consumo
Esse é um tema que tem sido recorrente no Enem, pode ter pulado alguns anos, mas está sempre presente, pode ser em uma questão ou mesmo relacionado a redação. A sustentabilidade e o consumo tem sido uma grande preocupação nos dias de hoje, por isso esses dois podem ser temas na prova.
2. Endemias
Um assunto que tem se tornado constante no nosso país, o Brasil está sofrendo com muitos casos de doenças virais, por isso esse é um tema bem provável do Enem 2016. É bom ficar atento e saber das notícias, principalmente se aparecer novas doenças, vacinas e até algo que possa curar ou prevenir esse problema que tem afetado tantos brasileiros.
3. Avanços tecnológicos
Esse é um tema bem provável de aparecer nas questões do Enem, principalmente em questões de matemática. Se você é professor e está preparando seus alunos para o Enem, não deixe de comentar sobre esse tema com os alunos.
4. Redes Sociais
As redes sociais estão relacionadas com os avanços tecnológicos, elas têm crescido muito e muitas novas estão aparecendo. A adesão por parte dos brasileiros é bem grande e por causa disso esse é um possível tema da redação do Enem, ela pode cair como tema do impacto que ela causa na vida das pessoas e o que está mudando com o surgimento das redes sociais. 
pessoas-em-debate
5. Questões étnicas raciais
Esse é outro tema bem recorrente no Enem e que provavelmente não vai ficar de fora mais uma vez. Os direitos humanos está sendo muito discutido pela sociedade atual e você precisa conversar sobre isso com seus alunos, quem sabe até produzir um debate.
6. Movimentos Sociais
Os jovens têm se envolvido cada vez mais em movimentos sociais, temos visto e vivido muito isso no Brasil, esse é um tema sempre atual na sociedade moderna e por estar tão presente na atualidade e na nossa sociedade, esse pode ser o tema discutido na redação do Enem.

7. Olimpíadas
Esse é um tema que provavelmente vai estar presente na prova, as olimpíadas de 2016 serão no Brasil e esse pode ser o tema pedido na redação ou estar presente em alguma questão da prova.

8. Redução da maioridade penal
A redução da maioridade penal ficou esquecida por causa de tantos problemas que o país está enfrentando atualmente. Mas essa questão foi muito discutida e pode ser o tema escolhido para a redação, então não deixe de comentar sobre isso com os alunos.

9. Violência
Infelizmente a violência está presente na nossa sociedade, por causa disso esse tema precisa ser discutido. As taxas de violência têm crescido muito e pode figurar no Enem de 2016.
10. Igualdade de gênero
Um tema muito discutido pela sociedade atual e por isso pode ser escolhido como tema para redação ou alguma questão. Fique ligado e discuta sobre esse tema na sala de aula.
Esses são só alguns dos principais temas que podem aparecer no Enem, se você está preparando seus alunos para a prova discuta com eles esses temas e faça debates. A discussão desse tema e os debates vão ajudar muito na hora da prova, um aluno que não tinha muito conhecimento sobre o assunto pode se dar bem na redação por causa dessa discussão na sala de aula.
Compartilhe também com outros professores para que eles introduzam esses temas aos alunos. Se ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão de matéria para produzirmos, não deixe de comentar.
Até logo!

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK