PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Raiz residual: o perigo que não se vê

Por: Redação Doutíssima

raiz-4
Esse é um termo que poucos pacientes conhecem. A raiz residual é muito perigosa e normalmente fica em um local bem escondido ou mesmo dentro da gengiva mas pode estar mais aparente em alguns casos. A raiz residual nada mais é que um resto, um pedaço de dente que ficou preso ao osso por algum motivo.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O que pode causar a raiz residual?
– Na maioria dos casos são dentes com cáries bem grande que já doeram bastante e o paciente não foi tratar no dentista, só tomou antibióticos ou anti-inflamatórios ou mesmo analgésicos. Com isso, o dente vai se quebrando até ficar somente o resto da raiz dentro do osso e por isso se chama de raiz residual ou restos radiculares.
– Pode acontecer de o dentista arrancar o dente e por algum motivo ficar uma ou várias raízes dentro do osso. São várias as causas desse problema e não é, necessariamente, um erro do dentista. Se houver qualquer dúvida em relação à presença ou não de uma raiz dentro do osso, basta fazer uma radiografia periapical e providenciar a remoção.
– Já vi casos de pacientes que sofreram traumas fortes que quebrou o dente e o paciente deixou para tratar depois. O dente foi se quebrando e virou uma raiz residual sem mesmo ter tido cárie ou alguém ter tentado arrancar.
Essas são as causas mais comuns e se você faz exames periódicos com um dentista, essa raiz residual vai ser facilmente identificada e o dentista vai poder fazer o tratamento.
raiz-1
Como se trata a raiz residual?
– O tratamento primário consiste na realização da exodontia. Fazemos um raio-x periapical para identificar a localização da raiz, bem como a qualidade do osso e às características do ápice de suas raízes.
– Após a exodontia, verificamos se há algum sinal de inflamação ou sangramento anormais e suturamos.
– 7 dias depois o paciente retorna para tirarmos os pontos e verificamos a cicatrização e os sintomas do paciente. Em caso de nenhum relato anormal, o paciente é liberado para iniciar o tratamento protético e colocar um dente novo no local.
raiz-2
Consultas regulares com um dentista podem identificar facilmente uma raiz residual, bem como, muitos outros problemas em fases iniciais e lhe poupar tempo, dinheiro e dores.
FONTE: Doutíssima

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK