Muitas pessoas – inclusive eu – têm uma grande dúvida sobre o lado certo do fone de ouvido. Pra que existe o fone R e o fone L? O R significa RIGHT e o L significa LEFT. Uma lição simples de inglês que todos os roqueiros e gamers deveriam saber: A tradução de Right e Left é Direito e Esquerdo respectivamente, servindo também para a forma feminina dos adjetivos, ou seja, direita e esquerda.
Conversas populares apontam que inverter o lado dos fones pode ser prejudicial à audição, mas cientificamente nada foi comprovado. Outras informações dizem que um dos ouvidos é mais sensível aos graves, mas também nada disso foi confirmado.
Apesar de não termos essas informações acima confirmadas, vale a pena lembrar que os fones de baixa qualidade podem prejudicar a audição. Esses sim são grandes vilões. E mesmo os fones de “high quality” não devem ser usados como caixa amplificadora nos ouvidos. Tomem cuidado ou podem passar o resto da vida de vocês sem poder ouvir um bom Rock N’ Roll.
“Não sei a diferença mas tem música que começa de um lado, depois muda pro outro. Como exemplo temos ‘Stairway To Heaven’ e ‘O Pulso’. Doidimais!”
Enfim, o que realmente sabemos sobre os lados dos fones é que, com a saída stereo, podemos notas alguns efeitos nas músicas. Podemos, em alguns casos, ter uma ideia da disposição dos músicos no palco. Na música “Monster” da banda “Skillet”, temos um exemplo legal de efeitos, vale a pena colocar um fone de ouvido (mas um fone bom, hein?) e ouvir a música. Alguns fones também têm um formado específico para os ouvidos, sendo que a abertura para sair o som fica em local estratégico. Nesse último caso, temos um lado positivo: Sabemos se os fones estão no ouvido certo sem precisar ficar procurando a letrinha ao lado (procurar essas letrinhas no escuro é um saco). Se o som não tiver saindo corretamente ou se o fone estiver incomodando o ouvido, troque os fones de lado e resolva seu problema. Se os problemas continuarem, troque seu fone.
Em breve, dicas de onde comprar bons fones.
Por Rock Fã Clube
Nenhum comentário:
Postar um comentário