A arnica é uma planta medicinal conhecida e utilizada a milhares de anos. Conheça mais sobre os benefícios da erva e saiba como utilizá-la no tratamento de lesões, contusões, dores musculares e outros problemas relacionados.
POR RECEITA NATURAL
POR RECEITA NATURAL
A Arnica montana, também chamada de arnica da montanha, arnica verdadeira, arnica importada ou simplesmente arnica, é uma planta medicinal muito conhecida em todo o mundo. Ela é natural de regiões montanhosas, como a Sibéria e os Alpes, e também pode ser encontrada em algumas partes dos Estados Unidos, Alasca e México.
Suas propriedades medicinais são utilizada desde a antiguidade. Os gladiadores romanos já utilizavam uma pomada de arnica e calêndula para tratar dores depois das batalhas. Hoje em dia, algumas dessas propriedades já foram investigadas e comprovadas por estudos científicas. A arnica tem ação anti inflamatória e, por isso, pode ser usada no tratamento de lesões, traumatismos, hematomas e contusões.
Com certeza você já viu um vidro com álcool cheio de folhas dentro, que as mães, avós e tias fazem para passar nos locais doloridos fazendo massagem. Geralmente, dentre essas folhas tem arnica, uma planta poderosa para tratar as dores musculares.
Propriedades Medicinais
Veja a lista com alguns dos benefícios da arnica:
- Além de agir como anti inflamatório, a arnica também é analgésica e antisséptica;
- Também pode combater hemorragias;
- Ajuda na cicatrização de ferimentos superficiais, como pequenos cortes ou arranhões;
- Melhora as dores musculares, sejam causadas por atividades físicas ou por quedas;
- Ameniza as varizes.
Boa parte dessas propriedades se deve à presença dos flavonoides que podem ser encontrados em diferentes partes da planta, inclusive nas flores. Essas substâncias têm várias funções importantes em nosso organismo e, por isso, estão relacionadas ao tratamento de doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário