PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 23 de setembro de 2017

Conheça os Benefícios dos alimentos rico em Fibras

Você sabe por que as fibras são tão importantes para o nosso organismo? Saiba mais sobre esse nutriente poderoso para a saúde. Veja como os alimentos ricos em fibras ajudam nosso corpo. 
POR RECEITA NATURAL
Durante muito tempo a ciência acreditou que as fibras alimentares era totalmente desnecessárias para o organismo humano, já que não conseguimos digeri-la. No entanto, estudos realizados nas últimas décadas começaram a perceber que, apesar de não serem digeridas, as fibras desempenhavam funções importantes.

Conhecendo as Fibras

Toda fibra alimentar tem origem vegetal. Por definição, a fibra é o polissacarídeo armazenado na célula da planta. Ela está no grupo dos carboidratos, mas, como dissemos, não podem ser quebradas pelas enzimas digestivas do organismo humano. Por isso, as fibras não são fonte de energia (calorias).
A melhor maneira de consumir fibras é por meio de alimentos de origem vegetal (legumes, folhas, frutas, cereais e etc.) crus e com a casca. Quanto mais esses itens são processados, ou seja, quando perdem suas principais características naturais, menor é quantidade de fibras.

Dois Tipos de Fibras

Fibra Alimentar
Fibra Alimentar
As fibras podem ser classificadas em 2 tipos:
  1. fibras solúveis – são aquelas que absorvem água durante o processo de digestão;
  2. fibras insolúveis – não se unem às moléculas de água no organismo.
Hoje em dia, a ciência reconhece que cada um desses tipos desempenha funções específicas. As fibras solúveis se juntam à água formando uma espécie de substância gelatinosa.  Esse gel impede a absorção de gorduras e açúcares durante a digestão. Essas substâncias ficam “coladas” no gel criado pelas fibras e são eliminadas pelo organismo através das fezes.
Já as fibras insolúveis têm papel fundamental no bom funcionamento do intestino. Elas contribuem para que o bolo fecal se torne mais pesado, facilitando o trânsito pelo intestino.

Lista de Benefícios

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK