PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 25 de novembro de 2017

Pimenta do Reino Faz Mal? Conheça os Benefícios e Propriedades

Muita gente afirma que a pimenta do reino não faz bem à saúde. Será que é verdade? Conheça mais sobre as propriedades e benefícios desse tempero tão comum. 
Os quatro tipos de pimenta do reino e suas cores e sabores
A pimenta-do-reino é um dos temperos mais utilizados aqui no Brasil, mas seu consumo é cercado por certas polêmicas. Muita gente acredita que esta pimenta não faz bem para o organismo e a saúde como um todo. Segundo alguns boatos, ela poderia elevar a pressão, causar hemorroidas e agravar problemas estomacais. Será que o que se diz por aí é verdade? Pensando nisso, fomos investigar as principais propriedades da pimenta-do-reino.

Originária da Índia, a pimenta-do-reino se divide em quatro tipos variados: a pimenta branca, a verde, rosa e a famosa pimenta preta. Não existem diferenças consideráveis em relação às propriedades medicinais dessas opções, apenas variações de sabor. As quatro variações contém, de um modo geral, boa quantidade de antioxidantes, vitaminas e outras substâncias importantes para o organismo.

Pimenta do reino faz mal à saúde?

O que explica o possível efeito nocivo da pimenta é seu sabor ardido. De acordo com especialistas, os componentes responsáveis pelo ardor podem ser irritantes não só para o paladar, mas também para as mucosas do intestino e do estômago. Por isso, pessoas que já têm problemas como gastrite, diverticulite e úlcera devem evitar o uso da pimenta, principalmente o seu uso em excesso.
Porém, fora essa recomendação que se aplica a casos específicos, o consumo da pimenta-do-reino não é prejudicial. Como em qualquer caso, o ideal é evitar os exageros para que os componentes da pimenta não se tornem agressivos para o organismo. Em quantidades moderadas, a ingestão da pimenta não só é aceita, como também é tida como bastante benéfica para o corpo humano. Veja abaixo:

Benefícios e Propriedades

A ação benéfica da pimenta-do-reino já é conhecida há vários séculos e vem sendo estudada pelos cientistas. Por conter um alto teor de antioxidantes, ela é considerada como anti-inflamatória. Além disso, também tem efeito analgésico, antisséptico, diurético e laxante.
Seu consumo pode ajudar a aliviar os sintomas da sinusite, bem como a congestão nasal. Com relação a digestão, pode combater os gases e melhorar o processo de quebra dos nutrientes presentes nos alimentos. Por ser anti-inflatória, a pimenta ainda melhorar a artrite e as dores reumáticas.
Em termos nutricionais, podemos dizer a pimenta é fonte de sais minerais como cálcio, ferro, manganês, potássio e magnésio. Ela também contém vitaminas C e K, que fortalecem as defesas do organismo e melhoram a coagulação sanguínea.
O óleo essencial extraído da pimenta pode ser usado para atenuar dores no corpo e estimular o funcionamento do sistema endócrino. Acredita-se ainda que ele possa combater a tosse, a bronquite, a asma e outros problemas respiratório.

Usos e Receitas com Pimenta do Reino

Para aliviar a tosse – faça uma mistura com 1 colher (de chá) de pimenta do reino preta moída, 1 colher (de chá) de mel puro e 1 colher (de sopa) de suco de gengibre. Tome a mistura de 2 em 2 horas enquanto durar a tosse.
Para combater a asma – misture 1 colher (de chá) de pimenta do reino preta moída com 1 colher (de chá) de pimenta caiena desidratada e 1 colher (de chá) de gengibre em pó. Na hora de consumir, adicione 1 colher (de sopa) de mel e tome 2 vezes ao dia.
Para descongestionar o nariz – faça uma mistura com pimenta do reino, canela e cominho e cheire quando o nariz estiver entupido.
Para atrite – misture 1 parte de óleo essencial de pimenta do reino com 1 parte de óleo de amêndoas e massageie as regiões mais doloridas.
Lembre-se, a pimenta do reino moída na hora tem muito mais sabor e conservará melhor suas propriedades do que as compradas já moídas.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK