PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 28 de abril de 2018

Benefícios da Couve Flor

A couve-flor é uma hortaliça rica em fibras, vitaminas e outros nutrientes, excelente para compor dietas e auxiliar no combate a diversas doenças. Conheça melhor a esse vegetal e veja sugestões de preparo da couve flor no vapor e gratinadas ao forno. Saiba como conservar e limpar a couve flor. 
A Couve-flor é muito nutritiva
A couve-flor é um vegetal que pertence à espécie Brassica oleracea (couves), assim como o brócolis, o repolho e a couve de Bruxelas se destacam dentro das crucíferas e possuem muitos benefício.

Ela possui uma textura delicada e tenra e é composta por botões florais que formam uma cabeça compacta. As flores estão ligadas a um caule central e quando separadas em gomos se assemelham a uma árvore em miniatura, o que agrada muito às crianças. A couve-flor é rodeada por folhas verdes grossas, que têm a função de protegê-la da luz do sol, impedindo assim o desenvolvimento da clorofila. Por isso sua coloração é geralmente branca, mas pode também ser encontrada nas cores verde e roxa.

Por Que Comer Couve-Flor?

Por ser uma hortaliça com grande valor nutricional, a couve-flor é altamente recomendada para quem quer ter uma dieta saudável.
Ela contém vitamina C, é rica em cálcio e fósforo, livre de gorduras e colesterol além de possuir baixos teores de sódio e poucas calorias. Outros benefícios de incluir a couve-flor na alimentação são a proteção contra doenças cardíacas, mal de Alzheimer e osteoporose; alívio da hipertensão; prevenção de crises de epilepsia; aumento da imunização do organismo; além de ajudar a retardar o envelhecimento.
A ingestão de couve-flor também ajuda a combater doenças como o câncer, o diabetes, a prisão de ventre, as úlceras gastroduodenais e as inflamações do estômago.

Benefícios e Nutrientes

A couve-flor possui grandes quantidades de sais minerais importantes na formação dos ossos, dentes e sangue (como o cálcio, o fósforo e o ferro) e também apresenta vitaminas do complexo B (B2 e B5), vitamina A e vitamina C. Essas características fazem da couve-flor um alimento indicado em casos de desnutrição, debilidade geral, para o combate a anemia e em fases de convalescença.
Por ser rica em fibras, a couve-flor também age com regulador do intestino, ajuda a regularizar o nível de estrogênio no organismo e, assim, auxilia no combate ao câncer de mama. O baixo teor de calorias (cada 100g do alimento possui apenas 23 calorias) faz com que a couve-flor seja uma excelente aliada em dietas para controle de peso.

Dicas de Consumo

Para saber se a couve-flor é de boa qualidade, deve-se observar se as folhas externas estão em bom estado e se os talos estão firmes e brilhantes. A melhor época para se comprar esse vegetal é de agosto a outubro, seu período de safra.
Você pode conservar a couve-flor em geladeira por períodos de 7 a 10 dias.
Antes de prepará-la, convém deixar a couve-flor imersa em água com sal e algumas colheradas de vinagre por meia hora, antes de prepará-la, para eliminar parasitas ou insetos que possam estar escondidos entre suas flores e talos.
Como preparar: O preparo mais comum e que manterá boa parte dos nutrientes, é cozinhando a couve flor no vapor. Depois que a água ferver, coloque a couve flor picada sobre o a panela, mas sem encostar na água. Dentro de 5 minutos a couve flor deverá estar pronta. Tempere a seu gosto.
Você também pode levá-las ao forno. O resultado é bem diferente e o tempo de preparo é maior. Primeiramente, ferva a couve flor por 3 minutos em água. Disponha em uma forma, tempere com azeite, alho e outros temperos que agradam seu paladar, então leve ao forno por cerca de meia hora.
FONTE: RECEITA NATURAL

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK