PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Campanha Leia para uma Criança disponibiliza 1,8 milhão de livros gratuitos

Fonte: Reprodução
Postado por: Ariovania Silva Em: Literatura Infanto-Juvenil


Olá pessoal!
O Itaú Social e o Itaú Unibanco lançam a campanha “Leia para uma Criança”, que este ano disponibilizará ao público, gratuitamente, 1,8 milhão de coleções com duas edições exclusivas dos livros “Quero Colo!”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e “Pedro vira porco-espinho”, de Janaina Tokitaka.
Os kits podem ser solicitados por qualquer pessoa (não é necessário ser correntista do banco) pelo site itau.com.br/leiaparaumacrianca. Após a realização do cadastro, o material será enviado por correio para o endereço indicado. Desde 2010, a iniciativa já distribuiu mais de 51 milhões de livros.
“A leitura do adulto para e com a criança favorece a socialização e a construção de vínculo. Propicia, ainda, a ampliação do vocabulário e da capacidade de aprendizagem. Por isso, todos os anos realizamos um grande esforço para que crianças de 0 a 6 anos de todas as localidades do país, de todas as origens, tenham acesso à literatura de qualidade”, explica Dianne Melo, especialista em Programas Sociais do Itaú Social.
Também serão disponibilizados dois mil livros em braile e letra expandida, e dois mil exemplares acessíveis para leitores com outras deficiências.
Os títulos desta edição foram selecionados por meio de edital público, formato inédito para a aquisição dos exemplares do “Leia para uma Criança”. O processo envolveu várias etapas, entre elas a conferência dos critérios técnicos (temática abordada na história, características literárias do texto, qualidade do projeto gráfico e autoria), a interação de adultos e crianças com os livros inscritos, por meio de uma experiência sensorial com famílias de todas as regiões do país, e a avaliação de especialistas e de mediadores de leitura.

Coleção

“Quero Colo!”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, Edições SM:

Em “Quero Colo!”, os bebês são os protagonistas. O livro valoriza a proximidade e o afeto, mostrando como os bebês são carregados pelos adultos nas mais diferentes culturas – até no mundo animal.

“Pedro vira porco-espinho”, de Janaina Tokitaka, Jujuba Editora:

“Pedro Vira Porco-Espinho” é uma leitura cheia de humor e surpresas, mostrando as transformações que podem acontecer com as crianças quando as coisas não saem como esperado.

Filme “Robô”

Como nos anos anteriores, o programa será divulgado na mídia tradicional e online com o filme “Robô”, com uma narrativa que reforça pelo segundo ano consecutivo que meninas e meninos podem inventar um futuro que ninguém imagina. O novo filme conta a trajetória de uma menina que, a partir do momento em que é incentivada pelo pai a ler um livro com tema de robô, se encanta com a história e desenvolve diversos projetos sobre o tema, em várias fases de sua vida. Sua jornada culmina em um momento importante de realização pessoal e profissional.
A trilha sonora marcante é uma grande aliada, dialogando com o conceito da campanha: uma versão inédita de “Dream On”, clássico da banda Aerosmith que completa 45 anos em 2018. O filme ressalta que tanto meninas quanto meninos de todas as classes e etnias podem ter as mesmas oportunidades e realizar seus sonhos.
Para levar a história para a realidade, a campanha também terá o lançamento, durante o mês de outubro, de “A Biblioteca de Malala”, uma entrevista exclusiva gravada com a ativista paquistanesa Malala Yousafzai – laureada com o Prêmio Nobel da Paz – durante sua visita ao Brasil em julho deste ano. Com divulgação no ambiente digital, o conteúdo tem a jovem paquistanesa falando sobre a importância dos livros em sua vida.

Por que ler para uma criança?

A cena de um adulto lendo para uma criança desperta, de imediato, a ideia de afeto. E é exatamente isso! A proximidade, o aconchego, as ilustrações, o ritmo da história, criam um envolvimento que fortalece o vínculo. Não é difícil imaginar também que a prática contribui para a ampliação do vocabulário e da capacidade de aprendizagem.
Mas esse momento é muito mais rico e traz diversos outros benefícios para os pequenos. Listamos alguns deles:
  • Desenvolve atenção, concentração, memória e raciocínio;
  • estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade;
  • ajuda a criança a perceber e a lidar com os sentimentos e as emoções;
  • possibilita à criança conhecer mais sobre o mundo e as pessoas;
  • auxilia no desenvolvimento da empatia, da sociabilidade e da amabilidade;
  • ajuda a minimizar problemas comportamentais como agressividade, hiperatividade e atitude arredia;
  • auxilia na boa qualidade do sono; e
  • desenvolve a linguagem oral.

Sobre o Itaú Social

O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento a organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações.
Para mais informações: www.itausocial.org.br
Ótima leitura!
Compartilhe este artigo com seus amigos!

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK