Segundo estudo feito por site especializado, maior problema é o comportamento inadequado; veja como superar os obstáculos
Problemas como falta de qualificação e experiência também atrapalham os profissionais que chegam ao mercado de trabalho (Foto: EBC/ Galeria d e Fora do Eixo / Creative Commons) |
Só este ano a estudante de Letras, Vitória Martins, de 22 anos, soma mais de seis processos seletivos que participou em busca de uma vaga de estágio. A resposta dos recrutadores é sempre a mesma: falta experiência. “Teve até um colégio que chegou a falar 'ah, se a gente precisar vamos entrar em contato', mas até hoje não fui aprovada em nenhum deles”, conta a universitária.
Esse é só um dos cinco principais obstáculos que dificultam a contratação de jovens pelas empresas, segundo um levantamento feito pelo site de empregos Catho. Por incrível que pareça, a falta de experiência é o terceiro maior entrave (16%). De acordo com os mais de 200 recrutadores ouvidos pela pesquisa o maior problema está no comportamento inadequado (48%), seguido da falta de qualificação (25%). Em quarto e quinto lugar, respectivamente, vem a economia do país (7%) e a ausência de um segundo idioma (3%).
Vitória continua tentando uma vaga no mercado de trabalho, investiu em um curso de idiomas está participando mais de palestras e monitoria voluntária para melhorar o currículo. “Não há feedback, o que dificulta que a gente possa identificar porque não fomos contratados. Eles simplesmente dizem: se você passar a gente te liga até o meio-dia. E geralmente não te ligam. O que a gente precisa é de oportunidade, ter esta primeira chance”.
LEIA MAIS EM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário