PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Falsa pesquisa sobre maioridade penal no WhatsApp instala vírus em roteadores

(Foto: Olhar Digital)
A empresa de segurança Trend Micro divulgou nesta quinta-feira, 13, a descoberta de um novo vírus se espalhando por roteadores no Brasil. O malware ganhou o nome de "Novidade" e uma de suas iscas é uma corrente com uma pesquisa sobre redução da maioridade penal citando o presidente eleito Jair Bolsonaro.
O que o vírus Novidade faz é alterar o DNS (Sistema de Nomes de Domínio, na sigla em inglês), a ferramenta usada pelo roteador para conectar um terminal - seu computador ou celular - a um servidor - a página da internet ou aplicativo que você quer acessar.
Para alterar o DNS, o vírus se aproveita da falsificação de solicitação entre sites (CSRF). Desse modo, o Novidade consegue redirecionar o usuário para uma página falsa sempre que ele tentar acessar uma determinada URL pelo navegador, por exemplo.
É o chamado golpe de pharming. Ao tentar acessar a página do seu banco, por exemplo, o vírus redireciona o usuário para um site falso que imita o visual do banco, induzindo-o a entregar suas informações, como login e senha, para criminosos sem perceber.
O malware pode se espalhar de diversas formas, desde anúncios publicitários até mensagens em apps como o WhatsApp. A Trend Micro identificou uma corrente de WhatsApp que simula uma suposta pesquisa de opinião sobre redução da maioridade penal, citando até o nome do presidente eleito Jair Bolsonaro, para atrair vítimas a um link que, quando clicado, instala o vírus no roteador.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK