Saiba mais para celebrar!
Homenagem
A história das mulheres merece ser homenageada todos os dias, mas, todo 8 de Março, tiramos um dia especial para prestar toda a gratidão às mulheres que marcam a nossa vida. Descubra mais curiosidades sobre esse feriado e comemore ainda mais!
. |
A primeira proposta de criar um dia em homenagem às mulheres foi feita pelo Partido Socialista norte-americano em 1909. No ano seguinte, a Internacional Comunista, realizada em Copenhague, decidiu colocar a ideia em prática, já que manifestações pelo direito de voto e fim da discriminação feminina se multiplicavam em todos os países industrializados.
Data
Até 1913, nos Estados Unidos, a ocasião era lembrada no último domingo do mês de fevereiro. A data, porém, demorou a ser comemorada de fato: a primeira vez ocorreu em 1910, graças a uma iniciativa da 2ª Conferência Internacional das Mulheres, realizada em Copenhague (Dinamarca). O dia 19 de março acabou sendo escolhido para sediar a celebração.
LEIA TAMBÉM: Especial para o Dia Internacional da Mulher
Reivindicações
O dia 8 de março passou a ser o Dia Internacional dos Direitos da Mulher e pela Paz em 1977, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Existem algumas versões para sua escolha. A versão mais conhecida diz que, nessa data, em 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve. Além de salário igual ao dos homens, elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho, que era de até 16 horas diárias. Os patrões trancaram as operárias e incendiaram a fábrica. Todas as grevistas morreram queimadas.
Movimentos
O Dia Internacional da Mulher, 08 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, reclamando participarem de uma sociedade mais justa e igualitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário