PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Estudante cria projeto para rastrear cédulas de dinheiro

A estudante cearense vai participar de Olímpiada nos EUA
,,
A estudante cearense, Loiane Loah, de 16 anos, vai participar da Genius Olympiad, em Nova York, nos Estados Unidos, no mês de Junho deste ano. 

Loiane criou um projeto de rastreamento de cédulas de dinheiro. Tudo começou em 2016 quando a estudante cursava o 9º  ano do ensino fundamental.

A inspiração para desenvolver o projeto veio com a ajuda do professor Ricardo Fonseca, que também é um estudioso de cédulas e moedas.

Além de estudar a história, arte, cultura e aspectos econômicos de um povo por meio das cédulas, o projeto caminhou por outro rumo por acaso. Tudo aconteceu após uma tentativa de assalto a dois bancos em dezembro passado no município de Milagres, no interior do Ceará. Na ação desastrosa da Polícia, o dinheiro não foi roubado. No tiroteio em plena madrugada, 14 pessoas morreram, entre elas seis reféns, sendo cinco da mesma família.

Foi aí que veio a pergunta: o que fazer para evitar crimes envolvendo dinheiro? A ideia é simples e pode evitar que as cédulas sejam usadas de maneira ilegal. As notas seriam fabricadas e cadastradas com um código de barras que possibilitaria o rastreamento durante a circulação.

Cada vez que uma cédula fosse apresentada seria possível saber a origem, por onde ela passou e a última pessoa que a possuiu. Notas roubadas de um banco, por exemplo, seriam identificadas pelo número de série em um simples click.

Além de trazer a medalha de ouro, outro objetivo é ver a iniciativa ser aplicada aqui no Brasil. Para o auditor da Receita Federal, Marcos Alexandre Lucena da Costa, a ideia é boa; e com algumas adaptações pode ser colocada em prática.


POR CNEWS

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK