PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Restituição do ICMS na conta de luz: não há prazo para pedir devolução do dinheiro; saiba o que é verdade ou mentira

Informações falsas em redes sociais dizem que pedidos deve ser feitos até um dia específico e que o ressarcimento será rápido, mas são fake news
Com a grande repercussão da postagem do Blog
Seu Direito, surgiram muitas informações falsas

(as famosas fake news) sobre o tema. Foto: Shutterstock 
A possibilidade de ter restituídos os valores pagos indevidamente nas cobranças de duas taxas incidentes no ICMS das contas de energia interessou muita gente que quer ter seu dinheiro de volta desde que o Blog Seu Direito relembrou o assunto há quase um mês.

Por duas vezes, turmas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entenderam que o pagamento é irregular. Contudo, o próprio STJ suspendeu todos os processos sobre o assunto até que o próprio tribunal julgue o assunto em definitivo, mas isso não tem prazo. Tire suas dúvidas clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Tira-dúvidas sobre a restituição do ICMS na conta de luz

Fake news

Com a grande repercussão da postagem, surgiram muitas informações falsas (as famosas fake news) sobre o tema. Uma delas, diz que a restituição do ICMS só pode ser requerida à Enel até o próximo dia 30 de junho. Há duas mentiras na informação.

A primeira delas, é que a Enel não deve restituir nada. As companhias distribuidoras de energia de todo o País (não apenas a Enel) apenas repassam os tributos cobrados pelos Estados. São eles que devem ser acionados na Justiça, através de suas Fazendas Públicas.

A outra informação falsa é de que o prazo termina no dia 30 de junho. Na verdade, não há tempo para pedir a restituição dos valores pagos indevidamente nas contas dos últimos 60 meses (ou 5 anos). De qualquer forma, vale repetir, as ações ficarão suspensas até o STJ decidir sobre o assunto.Ou seja, receber esse dinheiro deve demorar. E muito.

Defensoria pública

A grande procura a postos de atendimento da Enel e à Defensoria Pública do Ceará fez o órgão público criar um canal especial para agendamento de pessoas interessadas em ajuizar uma ação. O serviço começou nesta terça-feira (25) e funcionará das 14h às 17h. Saiba mais clicando aqui.

O órgão também emitiu uma nota para esclarecer o assunto:
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK